A mudança da arte

NOTA 4,0

Em Nos tempos modernos onde modernos, em que as redes sociais são utilizadas constantemente, acredita-se que tudo é possível, as possível. As pessoas expõem suas idéias de maneira clara clara, sem ao menos se importarem importar com o impacto que isso trará a à humanidade, como no caso da exposição que aconteceu em setembro do ano passado em que uma criança toca as mãos e os pés de um homem nu em um museu em um caso que despertou opiniões do mundo todo.

Uma exposição com uma pessoa nua não é algo muito comum de se ver, mesmo em nos tempos modernos, quando modernos. Quando envolve criança crianças, as coisas ficam diferentes porque envolve envolvem leis e direitos não só apenas opiniões ou vontades.

Pessoas que trabalham com arte querem se expressar da maneira que acreditam estar correto, são pessoas sensíveis que dão o melhor de si para seu publico, público e muitas vezes não se importam com as consequências que isso trará.

Mais Mas quando se trata de algo que será exposto ao publico público, seja virtualmente ou em um museu museu, é necessário saber até que ponto será considerado arte ou as pessoas se sentirão fragilizadas ou até mesmo desrespeitadas. A arte é algo que vai além da imaginação de pessoas comuns, precisa ser vista com alma de artista.

Comentário geral

Texto fraco, principalmente por não ser uma dissertação, mas uma série de parágrafos avulsos, em que o autor faz divagações sobre o tema, cuja compreensão não chega a ser completa. Se o conjunto é fraco, quando se observa com atenção os problemas pontuais, que são muitos e graves, a nota se reduz ainda mais.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: é um conjunto de afirmações absurdas e exageradas, porque o autor é displicente com a linguagem e emprega as palavras equivocadamente, tentando fazê-las significar algo que elas não significam. O uso constante das redes sociais torna as pessoas onipotentes, já que para elas tudo é possível, segundo o autor? É difícil acreditar que as postagens cotidianas das pessoas em geral venham a impactar a humanidade. Isso é um tremendo exagero! Também é exagero afirmar que o fechamento da mostra Queermuseu repercutiu no mundo todo. O Brasil é um país periférico e nossas notícias quase nunca chegam às manchetes dos grandes jornais internacionais.

2) Segundo parágrafo: a) o nu se tornou frequente nos museus desde o século XVIII, sem falar da nudez no cinema, no teatro, na seminudez da propaganda e dos programas de TV. A afirmação não tem fundamento na realidade. b) Não é aconselhável repetir o verbo envolver. Isso demonstra pobreza de vocabulário.

3) Terceiro parágrafo: se alguém dá o melhor de si para o público é porque se importa com esse público. Então, como é que o artista não se importa com as consequências de seu trabalho? Isso é uma contradição.

4) Quarto parágrafo: são coisas diferentes saber o que é arte e o que pode ofender a sensibilidade alheia. O autor coloca as duas coisas numa mesma frase como se elas estivessem diretamente vinculadas. Desde o início do século XX a arte tem chocado o público e nem por isso deixou de ser considerada arte.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 1,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,5
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,5
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 1,0
Nota final 4,0
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos