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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Julho/2019 A ciência na era da pós-verdade

Redação corrigida 400

A nova ciência: a eficiência da vacinação

Inconsistente Erro Correção

Desde o grande avanço da tecnologia, tem têm surgido algumas dúvidas e questionamentos em relação à ciência, que sempre tem sido contestada por muitas pessoas.

Um dos assuntos mais questionados tem sido a eficiência das vacinas que varia de um ano para o outro.

De acordo com a organização Organização Mundial da Saúde, o impacto das vacinas de baixa eficácia em nível populacional não foram determinadas foi determinado, por outro lado, a falta de informação e a divulgação de informações não científicas tem têm contribuído para a reemergência de diversos países do mundo e põe em risco planos globais.

Deste modo Desse modo, a população deve estar bem informada quanto aos riscos e benefícios da vacinação e os profissionais da saúde devem assumir o papel de divulgar informações verídicas, com compromisso ético e profissional junto à sociedade.

Comentário geral

Texto insuficiente. O autor compreendeu apenas parcialmente o tema e o desenvolveu de modo confuso, que não chega a ser argumentativo.

Competências

  • 1) Desde o título, o autor demonstra não saber se comunicar com clareza. Por que a eficiência das vacinas significa uma "nova" ciência? A que época o autor se refere quando fala em "o grande avanço da tecnologia"? No segundo e no terceiro parágrafo, os trechos em vermelho não fazem sentido.
  • 2) A compreensão do tema é parcial e o desenvolvimento é marcado pela confusão e falta de sentido.
  • 3) A argumentação, se é que se pode chamar assim, limita-se ao terceiro parágrafo e não faz sentido.
  • 4) Só o último parágrafo apresenta uma tentativa de tornar o texto coeso e, ainda assim, o pronome demonstrativo está usado (ou grafado) incorretamente.
  • 5) Sugestão de solução genérica, que propõe o óbvio: informar as pessoas. Quanto aos profissionais de saúde, quem diz que eles já não fazem o que o autor propõe?

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 80
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 80
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 80
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 80
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 400

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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