REDAÇÕES CORRIGIDAS - Julho/2019 A ciência na era da pós-verdade
A nova ciência: a eficiência da vacinação
Desde o grande avanço da tecnologia, tem têm surgido algumas dúvidas e questionamentos em relação à ciência, que sempre tem sido contestada por muitas pessoas.
Um dos assuntos mais questionados tem sido a eficiência das vacinas que varia de um ano para o outro.
De acordo com a organização Organização Mundial da Saúde, o impacto das vacinas de baixa eficácia em nível populacional não foram determinadas foi determinado, por outro lado, a falta de informação e a divulgação de informações não científicas tem têm contribuído para a reemergência de diversos países do mundo e põe em risco planos globais.
Deste modo Desse modo, a população deve estar bem informada quanto aos riscos e benefícios da vacinação e os profissionais da saúde devem assumir o papel de divulgar informações verídicas, com compromisso ético e profissional junto à sociedade.
Comentário geral
Texto insuficiente. O autor compreendeu apenas parcialmente o tema e o desenvolveu de modo confuso, que não chega a ser argumentativo.
Competências
- 1) Desde o título, o autor demonstra não saber se comunicar com clareza. Por que a eficiência das vacinas significa uma "nova" ciência? A que época o autor se refere quando fala em "o grande avanço da tecnologia"? No segundo e no terceiro parágrafo, os trechos em vermelho não fazem sentido.
- 2) A compreensão do tema é parcial e o desenvolvimento é marcado pela confusão e falta de sentido.
- 3) A argumentação, se é que se pode chamar assim, limita-se ao terceiro parágrafo e não faz sentido.
- 4) Só o último parágrafo apresenta uma tentativa de tornar o texto coeso e, ainda assim, o pronome demonstrativo está usado (ou grafado) incorretamente.
- 5) Sugestão de solução genérica, que propõe o óbvio: informar as pessoas. Quanto aos profissionais de saúde, quem diz que eles já não fazem o que o autor propõe?
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.