Topo

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez



REDAÇÕES CORRIGIDAS - Dezembro/2018 Epidemia alimentar: sobrepeso e obesidade

Redação corrigida 600

A obesidade humana

Erro Alteração Correção

A obesidade humana é um problema que vem se agravando, a cada dia, e agravando a cada dia e poucas medidas são tomadas pela nossa sociedade, que seja sociedade que sejam realmente eficiente eficientes para a solução desse caso alarmante.

Ninguém consegue viver sem comer, isso é óbvio. No entanto entanto, a comida pode se tornar um inimigo mortal do ser humano. Quase 40%, por cento, 40% da população mundial adulta e 20%, por cento, 20% das crianças e adolescentes, entre 5 e 18 anos, já sofrem de sobrepeso e obesidade sendo obesidade, que é a segunda causa de morte no mundo, devido a à série de riscos que acarreta a à saúde.

Em virtude dos fatos mencionados, para combater o sobrepeso e a obesidade da população obesidade, são necessárias várias medidas de conscientização da população, dos governantes e setores industriais ao para o consumo saudável dos alimentos a esse “novo ciclo” da vida moderna.

Comentário geral

Texto mediano, porque breve e superficial. O autor simplesmente repete com suas palavras as informações contidas na coletânea de textos, numa linguagem que não tem erros muito graves de um modo geral, mas que não se destaca da média das redações voltadas ao Enem. É uma dissertação simples e esquemática, à qual falta aprofundamento da discussão e apresentação de argumentos que se originem no repertório do autor. O último parágrafo termina com uma frase de sentido obscuro, devido ao uso inadequado da preposição “a” e da expressão “novo ciclo” (entre aspas), cujo sentido preciso o leitor é incapaz de decifrar.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 120
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 120
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 120
Nota final 600

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.