REDAÇÕES CORRIGIDAS - Junho/2018 O Brasil paralisado: o que você pensa sobre a greve dos caminhoneiros?
A paralisação nacional: o povo mostrando o seu poder
O assunto mais comentado no final do mês de maio de 2018 foi a Greve greve dos caminhoneiros, com consequências caminhoneiros e suas consequências, que puderam ser sentidas em todo o país. Tais Os grevistas lutavam por condições dignas de trabalho e com preço de combustível acessível, pois os altos valores tornavam os transportes de mercadorias inviáveis no país.
A proposta da greve teria se iniciado iniciado de forma espontânea nas redes sociais. Uma das principais entidades que estava envolvida no movimento foi era a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos, além de outros sindicatos relacionados à área. No decorrer do movimento, houve paralisação de caminhões e bloqueios de estradas, que impediam a passagem de automóveis, o que acabou causando a falta de combustíveis, alimentos, gás de cozinha e, em alguns lugares, até a falta de medicamentos.
Não demorou para o presidente da República negociar com os caminhoneiros: propôs uma redução de 0,46¢ 46 centavos no óleo diesel, o que, entretanto, não era foi suficiente, mas, como não houve o apoio da população em geral, foi findada a greve a greve terminou.
Contudo, é de se perceber que o nosso país necessita de mudanças, as quais devem favorecer o povo brasileiro e não o prejudicar, como o que vem acontecendo. Por isso, é preciso que o povo lute, faça greves, se manifeste, para o Governo ver que o verdadeiro poder está nas mãos do povo.
Comentário geral
Texto fraco, que está mais para uma dissertação expositiva ou uma narração do que para uma dissertação argumentativa, como exige a proposta. Nos dois primeiros parágrafos o autor faz um resumo dos fatos do início da greve e de suas consequências. No terceiro, contudo, sua narração dos fatos não condiz com a realidade, basta mencionar a afirmação de que a população não apoiou a greve, o que contradiz informação do Datafolha explicitamente mencionada no texto que informa a proposta de redação. Para terminar, a conclusão simplesmente deixa de lado a greve dos caminhoneiros para falar da necessidade de mudanças e da luta popular para fazê-las acontecer.
Aspectos pontuais
1) Segundo parágrafo: o parágrafo se encerra mal, fazendo uma menção incorreta quanto à passagem de automóveis (que os grevistas liberaram) e dando a entender que, devido a isso, ocorreu o desabastecimento. Vale notar que retirando o trecho sublinhado, o trecho ficaria correto e adequado.
2) Terceiro parágrafo: como apontado no comentário, o que o autor apresenta aqui não corresponde aos fatos reais, a diminuição dos R$ 0,46 acabou levando gradualmente ao fim da greve, majoritariamente apoiada pela população.
3) Quarto parágrafo: a conclusão extrapola o tema e tudo o que fora dito até então. O autor deixa de lado a greve e passa a falar dos problemas nacionais de um modo geral.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.