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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Julho/2019 A ciência na era da pós-verdade

Redação corrigida 480

A pós-verdade face aos dogmas da Ciência

Inconsistente Erro Correção

Em contraponto às conquistas do Renascimento Científico, do científico do século XVI, surgem debates em relação ao movimento que se denomina "Pós-verdade". Trata-se da valorização de crenças pessoais em detrimento de algumas afirmações dadas pela Ciência. Nesse contexto, deve-se afirmar que as conquistas histórias históricas dos cientistas não devem ser objeto de questionamentos impertinentes.

A Ciência trouxe inegáveis melhorias para a sociedade por meio de estudos, testes e comprovações. Nesse contexto, por exemplo, no que ficou conhecido como Revolta da Vacina, Oswaldo Cruz desenvolveu uma injeção que ajudou a salvar milhares de vidas. Quantidade essa que seria bem maior se não fosse a resistência da ignorante população. Diante disso, não se pode negar que afrontas irracionais às comprovações científicas prejudicam o progresso das condições de vida da humanidade.

Outrossim, deve-se saber que argumentos pertinentes, para a Ciência, são aqueles que possuem grandes chances de desmentir ou modificar o já afirmado por ela. Por isso, afirmar que a terra é plena plana, sendo que gênios como Pitágoras e Aristóteles, bem como instituições hodiernas de grande prestígio, como o National Aeronautics and Space Administration (NASA), afirmaram e afirmam a esfericidade do planeta é um exemplo do que não se deve fazer sem um argumento plausível. Isso porque a Ciência não taxa algo de dogma sem a comprovação da sua certeza e indiscutibilidade.

Portanto, os questionamentos às afirmações científicas devem ser analisados com criticidade, uma vez que a certeza é uma das bases da Ciência. No entanto, isso precisa ser encarado como estímulo para aperfeiçoamento das teorias existentes e descoberta das descobertas de novas fórmulas para a contribuir com o bem-estar social. Com isso, serão garantidos tanto a liberdade de expressão quanto o desenvolvimento científico, que são protegidos pela Carta Magna.

Comentário geral

Os vários problemas de linguagem, bem como os equívocos conceituais e o caráter contraditório da conclusão puxam para baixo a nota desse texto.

Competências

  • 1) A dificuldade de se expressar com clareza é o maior problema desta redação, como se vê pelo primeiro parágrafo, em que o autor começa por falar que um debate entre a Ciência e um suposto "movimento pós-verdade", que não se autodenomina assim. Os problemas de expressão, assinalados em vermelho, chegam a comprometer o conteúdo da redação.
  • 2) Conquanto se perceba que o autor teve algum entendimento do tema, o texto deixa a desejar em desenvolvimento, por não fundamentar com propriedade as opiniões do autor, cuja tese é pertinente e interessante, a de que há questionamentos úteis e inúteis ou prejudiciais (como o da esfericidade da Terra ou da vacinação).
  • 3) Há bastante confusão conceitual. A ciência não estabelece (nem "taxa") dogmas, o autor usa equivocadamente esse termo. Igualmente, a "Carta Magna" não pode ser garantia da veracidade do conhecimento científico, que se estabelece num âmbito que não é o âmbito político e social. Que "fórmulas" contribuem com o bem-estar social? Não se trata de fato das fórmulas, mas da aplicação dos conceitos científicos.
  • 4) Com todas as suas limitações, o autor soube seguir a estrutura de um texto dissertativo.
  • 5) Contraditoriamente ao que havia dito antes, o questionamento da ciência com base em pós-verdades é apontado na conclusão como útil à ciência, quando antes o autor já havia apresentado esse questionamento como prejudicial.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 80
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 120
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 80
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 120
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 480

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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