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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Outubro/2019 Agrotóxicos ou defensivos agrícolas: dois nomes e uma polêmica

Redação corrigida 560

A praga dos pesticidas?

Inconsistente Erro Correção

É notório que a legalização sem limites dos pesticidas no Brasil e no mundo traz divergências de opiniões, principalmente entre os adeptos de uma culinária saudável e os produtores agrícolas de larga escala. Dentre tantos fatores relevantes para essa discussão, temos: temos os aspectos favoráveis e contrários a esse ato que que, muitas vezes não foi vezes, não foram amplamente debatido debatidos na sociedade.

Os que defendem o uso desses pesticidas o os chamam de defensivos agrícolas e entendem ser impossível a produção em larga escala sem o uso destes pesticidas disso. De tal forma que, a que a proibição destas dessas aplicações poderia inviabilizar as colheitas, levando ao desabastecimento global e a falta dos produtos.

Por outro lado, os adeptos a uma culinária saudável preocupam-se com a quantidade de veneno que possam estar ingerindo, haja vista que não há controles satisfatórios que atestem com segurança que a ingestão desses insumos não fará mal à saúde humana.

Como se vê, observamos que há aspectos favoráveis e contrários. Mas o ideal seria, a seria a compatibilização da produção em larga escala com um maior controle da aplicação desses pesticidas. Para isso, é importante também os desenvolvimentos de soluções científicas que que, aliadas a uma fiscalização rígida, podem contribuir para uma produção mais segura e eficiente.

Comentário geral

Texto razoável, apesar de muito superficial e dos problemas de argumentação.

Competências

  • 1) Apesar dos erros, o autor consegue comunicar suas ideias com clareza. Gramaticalmente, o erro mais grave está no trecho em vermelho, no segundo parágrafo, em que uma oração subordinada é separada da principal por um ponto final e introduzida por um conectivo inadequado.
  • 2) O texto é muito superficial e o autor revela mesmo ingenuidade ao colocar o problema. Não são os "adeptos de uma culinária saudável" que se opõem aos agroquímicos, mas os ambientalistas.
  • 3) A argumentação é confusa: o autor mistura as coisas, pois os defensores de uma ou de outra posição sobre os agroquímicos, isto é, ambientalistas e produtores, não são os aspectos positivos nem negativos dos produtos químicos propriamente ditos. Sobre esses aspectos, o autor não toma posição, apenas expõe a opinião dos grupos envolvidos no debate.
  • 4) Entre os problemas de linguagem, podem-se apontar a dificuldade de conectar as ideias, como já apontado em vermelho no segundo parágrafo.
  • 5) A conclusão é bem razoável, apesar de que a conciliação efetiva das duas posições seria a pesquisa e produção de pesticidas com menor toxicidade e não propriamente o controle de substâncias que o autor chega a chamar de "veneno".

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 80
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 120
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 120
Nota final 560

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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