Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Novembro/2018 A onda conservadora e o Brasil nos próximos anos

Redação corrigida 0

A renovação do Brasil

Inconsistente Erro Correção

O Brasil já conseguiu dar um passo para renovação na política Brasileira a sua renovação política, porque em anos vinha perdendo seu lado conversador conservador de um país forte e justo nas suas decisões a serem tomadas pelo povo que já estava cansado de tanta mentira e desvio de dinheiro público que podia ajuda e manter setores essenciais no sistema público. A anos o povo Brasileiro brasileiro vem pedindo mudança no sistema político e na sua forma de governar isso era antes que um só tipo de classe social governava a sua inconsequência disso, veio com a decorrência desse fenômeno Brasileiro brasileiro o país tem uma esperança para dias melhores apesar de tanto desgaste com população, mas o novo governo ele governo vai resgatar um pouco do lado conversador que o país perdeu um pouco como os valores da família do trabalho e educação com qualidade que falta no país, também falando sobre a segurança da sociedade que o policial bem preparado e bem pago para em frente enfrentar a criminalidade que hoje toma conta do país sem poupar nenhuma classe social. Mais Mas as mudanças são muito positivas para população porque o país já voltar volta a tomar o rumo da economia para crescer bem equilibrado equilibrado, minimizar os desperdiço o desperdício de dinheiro público, em toda mudança de governo vai ter alguns aspectos negativos em alguns lados do governo que não vão gostar de ajuste novo que nunca foram realizados, mas o país em cima de tudo vai chegar haver a ver sua população bem no rumo do crescimento econômico em todo o país.

Comentário geral

Infelizmente, a linguagem precária do texto revela um estudante com conhecimento insuficiente e insatisfatório da escrita. Também no âmbito estrutural, não há nele uma dissertação e nem sequer alguma sequência de raciocínio. O autor parece ter uma vaga ideia do tema proposto e vai lançando suas opiniões no papel de modo arbitrário e subjetivo, sem respeitar a sintaxe, nem as regras de pontuação. Os trechos em vermelho são agramaticais, isto é, foge de tal forma às normas da gramática, que se torna obscuro e/ou ininteligível. É possível, para o leitor, perceber as ideias muito superficiais que subjazem ao fluxo caótico da linguagem. Delas, depreende-se um certo entusiasmo com a virada que o Brasil deu com as eleições. Mas isso é muito pouco, ainda mais por exigir repetidas leituras do texto para que essas ideias sejam encontradas. Vale notar que, mesmo fazendo algumas correções em verde, o texto não melhora. Ele precisaria ser totalmente reescrito, para adequar-se às exigências de uma dissertação argumentativa que se espera de um aluno do Ensino Médio.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0
Nota final 0

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.