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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Julho/2019 A ciência na era da pós-verdade

Redação corrigida 520

A verdade absoluta através dos anos

Inconsistente Erro Correção

Durante toda a evolução do planeta em que habitamos, várias teorias que eram tomadas como verdade absoluta por muito tempo, foram tempo foram derrubadas por outras teorias obtidas a partir de observações, que também não são extremamente confiáveis, e doutras e, outras vezes, são mais consistentes, obtidas através de fatos. O aprendizado que a humanidade tomou para si a partir disso, é disso é o fato de que nem sempre o aquilo em que se acredita por uma duração de certo tempo é válido.

Pensando nisso, e nisso e aplicando essa variabilidade de informações constantes constante na sociedade atual, nota-se que nada é recebido pela massa como verdade absoluta, o absoluta. O tempo de em que as autoridades impunham o que devia-se acreditar aquilo em que se devia acreditar, ou fazer, está ultrapassado e cada cidadão, conforme o andamento de sua formação, elege o no que deve acreditar ou fazer, de acordo com seus princípios. Esse fato deve-se também aos órgãos de autoridade, como o governo, que que, ao mascarar e corromper verdades ao povo, perde sua credibilidade.

Além do mais, o avanço da tecnologia traz uma desvantagem muito perigosa, aonde pois qualquer pessoa, independe independente de sua qualificação, pode criar uma teoria a partir de fatos inconsistentes, e lança-la lançá-la nas redes sociais, aonde onde todos terão acesso a mesma poderão acessá-la. Esses fatores, acoplados às fake news, e ainda mais reflexivo, aliado a à dificuldade que a sociedade tem em acreditar em coisas que os olhos não veem, fazem com que, teorias que teorias irrefutáveis, como a importância da vacina e a curvatura da terra Terra, tornem-se duvidosas. O problema de toda essa movimentação, é movimentação é que as pessoas acabam ficando à mercê em torno de tantas informações recebidas e nem sempre tem têm sabedoria suficiente para acreditar no que é cientificamente e sociologicamente comprovado.

Tendo todos esses fatores em vista, cabe a à população procurar a confiabilidade da fonte em que obteve alguma informação antes de propaga-la propagá-la. À NASA, ao Ministério da Saúde e a tantos outros órgãos que tem têm seu andamento comprometido por diversas teorias malucas, cabe malucas cabe o esclarecimento dos fatos obtidos a partir de pesquisas sérias e assim e, assim, juntamente com as escolas, devem tornar claro a à população o coerente, como a importância das vacinas e o formato da terra.

Comentário geral

Texto razoável, muito prejudicado pela obscuridade da linguagem.

Competências

  • 1) No esforço para alcançar o que julga ser a modalidade formal da língua, o autor acaba incorrendo em palavras inadequadas, bem como em expressões ambíguas ou confusas, que tornam o texto muito obscuro. A inadequação do vocabulário é grande. Por exemplo, ao falar em "evolução do planeta", o autor mistura uma questão geológica com a questão social que é o tema da redação. Igualmente, não se entende a diferença que ele cria entre "observações" e "fatos", na tentativa de falar da evolução das teorias científicas. A maioria dos trechos assinalados em vermelho incorrem em problemas desse tipo.
  • 2) Se o autor tem dificuldades de se expressar com clareza, por outro lado, ele teve um entendimento do tema, tomou uma posição e procurou defendê-la com argumentos. Mesmo assim, a falta de clareza prejudica o desenvolvimento da redação.
  • 3) A argumentação é confusa, atribuindo os questionamentos da ciência à própria evolução da ciência, à corrupção das autoridades, ao ceticismo da "massa". Mas o que ele quer demonstrar é que, se esses fatos afetam a credibilidade da ciência, nem por isso ela perde seu caráter de conhecimento verdadeiro sobre a realidade.
  • 4) Como para compensar o uso inadequado da maior parte do vocabulário, o autor se esforça para empregar recursos coesivos entre os parágrafos de modo a construir um conjunto que consiste efetivamente em um texto.
  • 5) Aparentemente, o autor não compreendeu que o questionamento da ciência se deve à perda de credibilidade das instituições científicas e sugere que cabe a elas prestar esclarecimentos. Além disso, mostrar o "coerente" não é exatamente o que se espera da ciência que deve permitir conhecer não a coerência, mas a realidade. Por falar em coerência, o título não se relaciona diretamente ao que se fala na redação.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 80
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 120
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 120
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 520

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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