REDAÇÕES CORRIGIDAS - Julho/2019 A ciência na era da pós-verdade
A verdade absoluta através dos anos
Durante toda a evolução do planeta em que habitamos, várias teorias que eram tomadas como verdade absoluta por muito tempo, foram tempo foram derrubadas por outras teorias obtidas a partir de observações, que também não são extremamente confiáveis, e doutras e, outras vezes, são mais consistentes, obtidas através de fatos. O aprendizado que a humanidade tomou para si a partir disso, é disso é o fato de que nem sempre o aquilo em que se acredita por uma duração de certo tempo é válido.
Pensando nisso, e nisso e aplicando essa variabilidade de informações constantes constante na sociedade atual, nota-se que nada é recebido pela massa como verdade absoluta, o absoluta. O tempo de em que as autoridades impunham o que devia-se acreditar aquilo em que se devia acreditar, ou fazer, está ultrapassado e cada cidadão, conforme o andamento de sua formação, elege o no que deve acreditar ou fazer, de acordo com seus princípios. Esse fato deve-se também aos órgãos de autoridade, como o governo, que que, ao mascarar e corromper verdades ao povo, perde sua credibilidade.
Além do mais, o avanço da tecnologia traz uma desvantagem muito perigosa, aonde pois qualquer pessoa, independe independente de sua qualificação, pode criar uma teoria a partir de fatos inconsistentes, e lança-la lançá-la nas redes sociais, aonde onde todos terão acesso a mesma poderão acessá-la. Esses fatores, acoplados às fake news, e ainda mais reflexivo, aliado a à dificuldade que a sociedade tem em acreditar em coisas que os olhos não veem, fazem com que, teorias que teorias irrefutáveis, como a importância da vacina e a curvatura da terra Terra, tornem-se duvidosas. O problema de toda essa movimentação, é movimentação é que as pessoas acabam ficando à mercê em torno de tantas informações recebidas e nem sempre tem têm sabedoria suficiente para acreditar no que é cientificamente e sociologicamente comprovado.
Tendo todos esses fatores em vista, cabe a à população procurar a confiabilidade da fonte em que obteve alguma informação antes de propaga-la propagá-la. À NASA, ao Ministério da Saúde e a tantos outros órgãos que tem têm seu andamento comprometido por diversas teorias malucas, cabe malucas cabe o esclarecimento dos fatos obtidos a partir de pesquisas sérias e assim e, assim, juntamente com as escolas, devem tornar claro a à população o coerente, como a importância das vacinas e o formato da terra.
Comentário geral
Texto razoável, muito prejudicado pela obscuridade da linguagem.
Competências
- 1) No esforço para alcançar o que julga ser a modalidade formal da língua, o autor acaba incorrendo em palavras inadequadas, bem como em expressões ambíguas ou confusas, que tornam o texto muito obscuro. A inadequação do vocabulário é grande. Por exemplo, ao falar em "evolução do planeta", o autor mistura uma questão geológica com a questão social que é o tema da redação. Igualmente, não se entende a diferença que ele cria entre "observações" e "fatos", na tentativa de falar da evolução das teorias científicas. A maioria dos trechos assinalados em vermelho incorrem em problemas desse tipo.
- 2) Se o autor tem dificuldades de se expressar com clareza, por outro lado, ele teve um entendimento do tema, tomou uma posição e procurou defendê-la com argumentos. Mesmo assim, a falta de clareza prejudica o desenvolvimento da redação.
- 3) A argumentação é confusa, atribuindo os questionamentos da ciência à própria evolução da ciência, à corrupção das autoridades, ao ceticismo da "massa". Mas o que ele quer demonstrar é que, se esses fatos afetam a credibilidade da ciência, nem por isso ela perde seu caráter de conhecimento verdadeiro sobre a realidade.
- 4) Como para compensar o uso inadequado da maior parte do vocabulário, o autor se esforça para empregar recursos coesivos entre os parágrafos de modo a construir um conjunto que consiste efetivamente em um texto.
- 5) Aparentemente, o autor não compreendeu que o questionamento da ciência se deve à perda de credibilidade das instituições científicas e sugere que cabe a elas prestar esclarecimentos. Além disso, mostrar o "coerente" não é exatamente o que se espera da ciência que deve permitir conhecer não a coerência, mas a realidade. Por falar em coerência, o título não se relaciona diretamente ao que se fala na redação.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.