REDAÇÕES CORRIGIDAS - Novembro/2018 A onda conservadora e o Brasil nos próximos anos
A Volta da Política Conservadora no Brasil
O Brasil vive uma nova fase na política, com a eleição do novo presidente Jair Bolsonaro que venceu as eleições 2018, ela 2018. Ela é chamada como a nova onda conservadora que veio para fazer oposição à esquerda, onde o PT (Partido dos Trabalhadores) governava desde 2002- eleição ganha pelo então presidente Luís Inácio Lula da Silva- o Lula, líder sindical.
Esta Essa nova onda de conservadorismo se deve a várias questões causas, entre elas está o combate à corrupção, onde ministros foram acusados de fazerem parte de esquemas de corrupção e lavagem de dinheiro e que levou à delação premiada de alguns políticos. Vários escândalos vieram à tona, mas o mais significativo foi a prisão do ex-presidente Lula e o impeachment da presidenta Dilma Rousseff.
Os brasileiros se mostraram descontentes com a política de esquerda e com todas as ondas de insegurança que assola assolam o país. Mesmo sendo uma campanha que fez piada com vários grupos como o LGBT, os conservadores prometem uma nova política que primará pela segurança pública, a redução da maioridade penal e valores cristãos, que teve apoio massivo da bancada evangélica no Congresso e os levou à vitória da presidência.
Os conservadores têm como princípios a ética e a moral do país, onde está acima de todos para que se reconstrua a nação brasileira, que segundo eles foi posta de lado em relação aos valores da esquerda que se viram envolvidos em escândalos de corrupção e formação de quadrilha. Segundo Roberto Schwarz Schwarz, no seu livro Cultura e Política 1964-1969 “Cultura e política, 1964-1969” , houve uma época em que a esquerda dominava em pleno regime militar, as livrarias mostram nas capitais do Rio de Janeiro e São Paulo, nos movimentos estudantis, nas proclamações do clero avançado, naquele tempo a esquerda opunha-se à ditadura militar e fazia um discurso de liberdade de presos políticos, pessoas desaparecidas e torturados.
No entanto, eram outros tempos e a política brasileira sofreu mudanças junto com o país e a sua população, que clama por segurança e pede punição para crimes hediondos que, diariamente, fazem parte das notícias de jornais, rádio e televisão. A violência também aumentou e fez com que as pessoas estejam preocupadas com as suas famílias e pessoas próximas e de suas relações, todos esses fatos fizeram com que o conservadorismo avançasse como a nova solução para esses graves problemas que desestabilizaram o país e só aumentaram a onda de medo e insegurança.
Comentário geral
Infelizmente, o texto é muito fraco. O autor não tem domínio da linguagem escrita e não consegue estruturar uma dissertação argumentativa, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Por isso, acaba produzindo um discurso confuso e redundante, que mal se aproxima das exigências dos critérios de correção.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: a) redundância: “a eleição de quem venceu a eleição”. b) O autor usa o pronome relativo “onde” de modo informal e incorreto, para fazer conexão entre frases que não podem ser conectadas assim, de acordo com a sintaxe. c) Mais redundância: Luís Inácio Lula da Silva é o Lula.
2) Segundo parágrafo: a) mais uma vez, uso incorreto de “onde”. b) Sintaticamente, a frase é desorganizada e incorreta. Semanticamente, é imprecisa. Para dar apenas um exemplo, não foram só ministros que foram acusados de corrupção. c) A prisão de Lula e o impeachment de Dilma foram escândalos? Os escândalos não eram os casos de corrupção?
3) Terceiro parágrafo: a) mais imprecisão: a campanha de Bolsonaro não fez piadas com grupos LGBT. O candidato é acusado por seus adversários de homofobia, racismo, machismo, etc. b) O parágrafo termina de modo ambíguo e repetitivo.
4) Quarto parágrafo: é incoerente, além de redundante. O autor nem sequer consegue reproduzir com as próprias palavras a informação dada no texto da coletânea.
5) Quinto parágrafo: não é uma conclusão. O autor simplesmente continua a falar das causas da vitória do candidato conservador.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.