Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Junho/2018 O Brasil paralisado: o que você pensa sobre a greve dos caminhoneiros?

Redação corrigida 250

A voz da democracia

Inconsistente Erro Correção

A participação em movimentos grevistas da população significa que esta demonstra que a população exerce a sua cidadania. Greves como o movimento operário, sindical e por direitos exemplificam um tempo em que o Brasil reivindicava suas garantias. A greve dos caminhoneiros é assegurada por lei e traz à tona a má distribuição de transportes no Brasil.

A lei 7.783 de junho de 1989 assegura o direito de greve. Caso alguém impeça os caminhoneiros de pararem, este estará indo contra a lei. Ainda que esta paralisação comprometa o abastecimento de alimentos e óleo diesel, é necessário Quem quiser impedir os caminhoneiros de parar está indo contra a lei. Ainda que comprometa o abastecimento de alimentos e combustíveis, essa paralisação é necessária para que o governo aja de forma mais rápida e democrática.

Com o efeito da greve, foi possível identificar a má distribuição de transportes no Brasil. A maior parte é feita por caminhões, que ocasionam danos nas estradas e maior uso da gasolina, tornando a população dependente deste meio.

O Brasil é um país democrático, e não deve-se se deve calar a voz dos cidadãos, pois esta essa é a verdadeira democracia. Para que seja possível diminuir os impostos da gasolina sem afeitar afetar outros ramos, o governo pode diminuir os demasiados benefícios dos deputados e senadores como o benefício à celular as verbas para compra de celulares, veículos, viagens e ternos. É necessário também que o Ministério do Transporte crie mais ferrovias e melhores portos de navegação, para que o transporte de mercadorias pelo país seja mais dinamizado.

Comentário geral

Texto fraco. O autor não tem domínio suficiente da linguagem escrita e não consegue expressar suas ideias de modo claro, preciso e lógico. Ao contrário, prevalecem a confusão e os equívocos, tanto no âmbito linguístico, quanto no âmbito conceitual. Estruturalmente, também, o texto não chega a ser uma dissertação argumentativa, mas um conjunto de divagações sobre o tema.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: O movimento operário ou o sindical, assim como qualquer protesto por direitos, sejam civis, humanos, de classe ou gênero, etc., não são necessariamente uma “greve”, como afirma o autor, demonstrando desconhecimento de aspectos básicos sobre o tema. Afirmar que ela é assegurada por lei, tudo bem. Mas falar em “má distribuição dos transportes” é uma expressão vaga e inadequada, embora dê a entender o que o autor pretende.

2) Segundo parágrafo: o autor deveria explicar melhor o que ele entende por essa ação rápida e democrática do governo. Ação com que finalidade, com que sentido?

3) Terceiro parágrafo: a) o autor repete a expressão “má distribuição do transporte”, mas só vai deixá-la clara no parágrafo seguinte. b) A frase final é equivocada do ponto de vista da realidade, basta lembrar que os caminhões não são movidos a gasolina. É também confusa: dependente de que meio? Dos caminhões? Da gasolina?

4) Quarto parágrafo: a) começa com uma afirmação banal sobre a democracia. b) Não se trata só dos impostos sobre a gasolina, mas aqui o aluno marca um ponto, ao mostrar saber que o Estado brasileiro gasta demais em mordomias. c) Notar a repetição da palavra “benefício”, que denota pobreza de vocabulário. d) A sugestão de intervenção é genérica e dá a entender que se podem “criar” ferrovias e postos melhores seja por decreto, seja por um passe de mágica. Isso revela, no mínimo, a ingenuidade do autor.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 50
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 50
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 50
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 50
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 50
Nota final 250

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.


PUBLICIDADE