Aceitação ou não, eis a questão

NOTA 4,5

O padrão estético imposto pela sociedade contemporânea, faz contemporânea faz com que muitos jovens se arrisquem em cirurgias e fórmulas milagrosas para conseguir um corpo perfeito perante os padrões da atualidade. Contudo, várias complicações podem acontecer, as quais, muitas vezes com muitas vezes, têm sequelas irreversíveis e até mesmo com mesmo risco de morte.

A sociedade hoje, principalmente, pela principalmente pela influência da mídia, vive uma nova concepção de padrões estéticos. Belas modelos com corpos esculturais esculturais, em quase todos os programas de televisão, contrastam com as modelos de alguns anos. E com isso, acaba impondo nas às pessoas um novo modelo corporal, ressaltando que, a que a mídia é responsável por várias fatores relacionados a à moda e outras características sociais.

Porém, os jovens, correm muitos riscos ao tentarem acompanhar esse modelo corporal. Como o cantor da extinta banda Ls Jack, que que, ao fazer uma lipoaspiração, teve complicações cirúrgicas e isso colocou um fim a sua carreira promissora, pois, o mesmo ele teve sequelas que o impedem de cantar normalmente. Denotando assim que a busca por uma melhor aceitação social atualmente, se baseia não nos princípios e virtudes do ser humano e sim no número da roupa que usamos.

Fica claro, portanto, que o corpo humano se transformou em um objeto de consumo. Em que Que jovens na busca por um de destaque, muitas vezes por meios perigosos, pensam que a única maneira de ser encaixar no meio social é conseguir uma barriga sarada, braços fortes e pernas grossas. No entanto, devemos nos atentar atentar que os perigos existentes são inúmeros e para evita-los, e, para evitá-los, uma nova concepção midiática deve ser adotada. Com propagandas mostrando os riscos que muitas pessoas correm as ao tentar métodos invasivos em cirurgias e usando produtos ilícitos. E ações das autoridades competentes contra médicos sem registro que realizam operações ilegais e contra pessoas que vendem anabolizantes.

Comentário geral

Texto regular, mas muito mal escrito. O autor tem dificuldade de se expressar com clareza e apresenta várias expressões ambíguas ou obscuras. A reflexão sobre o tema é superficial, mas pelo menos é uma reflexão, exposta mais ou menos numa estrutura dissertativa.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: notar que a frase começa e termina no mesmo ponto: o padrão estético imposto faz os jovens procurarem o... padrão estático imposto. Não importa que o autor tenha dito isso com outras palavras. O fato é que a frase podia terminar depois de um corpo perfeito.

2) Segundo parágrafo: a) O que significa viver uma nova concepção de padrões estéticos? Parece que o autor simplesmente quis dizer que a sociedade de hoje tem novos padrões estéticos. b) Modelos de alguns anos? Como assim? Talvez ele queira se referir aos modelos de alguns anos atrás, mas o leitor só pode supor, porque não há nada escrito nesse sentido. c) O parágrafo termina com uma enorme confusão sintática, já que não se pode determinar qual é o sujeito de acaba e de ressaltando.

3) Terceiro parágrafo: a) melhor seria dizer apenas que o impedem de cantar. O normalmente dá a entender que ele talvez possa cantar anormalmente... b) A frase final é um desastre: além dos muitos erros, é preciso muita boa vontade para tentar entender o que o aluno quer dizer. Enfatizemos: quer dizer, mas de fato não diz.

4) Quarto parágrafo: a) um de estaque? Como assim? Um o quê? b) Não é uma nova concepção de mídia que deve ser adotada. A mídia é apenas o veículo de ideias e valores e são estes que precisam mudar, de acordo com a opinião que o autor tenta expressar.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 1,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 1,0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 1,0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,5
Nota final 4,5
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos