REDAÇÕES CORRIGIDAS - Outubro/2019 Agrotóxicos ou defensivos agrícolas: dois nomes e uma polêmica
Agrotóxicos x Alimentos Orgânicos
Vivemos em uma sociedade totalmente capitalista capitalista, que só pensa no lucro em curto prazo, nessa prazo. Nessa nossa agitação, como podemos mudar nossos conceitos e voltarmos a priorizar a saúde da população e dos seres vivos em vez do lucro e do aumento nas vendas de produtos cheios de agrotóxicos e pesticidas?
Repensando os conceitos de alimentação saudável, é possível termos uma produção eficiente de larga escala, mas com produtos totalmente naturais, sem prejudicar o crescimento das empresas e a saúde da população.
Podemos fazer isso a começar com a população, trazendo uma conscientização geral da importância dos alimentos e dos danos causados a saúde, a à saúde. A conscientização começa deve começar na escola, através de aulas voltadas para a agricultura natural, se natural. Se começarmos a conscientizar nossas crianças sobre a importância do cultivo de alimentos saudáveis, do manuseio de tais alimentos, do preparo e do reaproveitamento das cascas para a adubagem, podemos sim levar essa consciência para as lavouras e plantações de larga escala.
Os chefes do poder publico público podem incentivar por meio de abate no imposto de renda e outros impostos se cada empresário começar a repensar sua maneira de trabalho, contratando mão de obra para termos alimentos mais saudáveis e sem agrotóxicos.
Outra forma de trabalhar é capacitar os empresários, agricultores e funcionários com cursos de formação sustentável, fazendo-os conhecer, mas mais sobre o assunto, e serem incentivados por meio da lei a mudarem sua maneira de trabalhar.
Temos agricultores ecológicos no Sul que estão crescendo no ramo dos alimentos orgânicos, esses agricultores só não crescem mais porque não tem têm estrutura e financeiramente precisam de apoio para contratar mais mão de obra. O que os grandes empresários podem fazer? Uma aliança com esses agricultores e juntos e, juntos, expandir o ramo de alimentos orgânicos para todos os estados do nosso pais país, aumentando os cursos e a mão de obra dos trabalhadores agrícolas, formando parcerias com mercados, Ongs e escolas para termos hortas solidarias solidárias de formação de crianças e adolescentes, levando o pais país a crescer em qualidade de vida, mudança de hábitos e expansão da agricultura natural.
Comentário geral
Há uma incompreensão da proposta de redação que prejudica o texto como um todo. De resto, seu grande mérito é a linguagem simples, clara e fluente.
Competências
- 1) O texto tem certa clareza e fluência, mas tem expressões vagas ou equivocadas, como as assinaladas em vermelho.
- 2) O autor teve uma compreensão parcial do tema, que propõe discutir os aspectos benéficos e maléficos dos agrotóxicos. O autor produziu um manifesto em prol da agricultura orgânica.
- 3) A argumentação é genérica: conscientização e educação podem ser apontados como solução de todos os problemas que sirvam de tema a uma redação.
- 4) Mais do que usar recursos coesivos, o autor dá coesão ao texto por meio da sequência das sugestões de intervenção.
- 5) O texto é, todo ele, uma proposta de resolução do problema do uso dos agrotóxicos por meio da agricultura orgânica, equívoco ocasionado pela compreensão parcial e subjetiva da proposta.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.