REDAÇÕES CORRIGIDAS - Setembro/2019 Preservação da Amazônia: Desafio brasileiro ou internacional?
Amazonas, um bem de todos nós
Amazonas, sem ela ele os dias do brasil Brasil estão contados, o presidente jair bolsonaro, devia contados. O presidente Jair Bolsonaro deveria estar fazendo algo para-lhe para mostrar para nos nós, brasileiros, mais eu na verdade mas eu, na verdade, acho ele deve estar brincando com a as nossas caras.
Mas e ele nao Mas ele não sente o ar pesado de poluição e desmatamento, à amazonas ela desmatamento. O Amazonas é importante para uma parte do planeta, ou melhor ela melhor, ele gera oxigênio limpo e puro e puro. Mas, com esse incêndio, muitos estados de outros países vizinhos estão sofrendo com a umidade relativa do ar, à amazonas Amazonas e bem da sociedade que se importa com a natureza e também com o planeta, mais mas uma coisa é certa logo esse incêndio ira irá ser controlado e apagado para a felicidade da nacionalidade brasileira...
Comentário geral
O texto está abaixo do que se espera de uma redação de um aluno do Ensino Médio, tanto em termos de linguagem, como de conteúdo.
Competências
- 1) Lamentavelmente, em termos de linguagem o texto, além de não estar escrito em linguagem formal, apresenta um grande número de erros.
- 2) O autor faz algumas declarações sobre o Amazonas (e não sobre a Amazônia), sem nem pensar na questão da internacionalização e soberania.
- 3) Não há uma argumentação propriamente dita. Há muitas declarações desconexas, com erros conceituais. Por exemplo, o de que os países vizinhos ao Amazonas estão sofrendo com a baixa umidade do ar, por causa das queimadas.
- 4) É impossível falar em domínio dos recursos coesivos, quando alguém troca reiteradamente "mas" por "mais".
- 5) A conclusão se encerra com frases agramaticais em que, quando muito, lê-se o desejo do autor de que a situação vai se resolver, aparentemente, por si só.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.