REDAÇÕES CORRIGIDAS - Setembro/2019 Preservação da Amazônia: Desafio brasileiro ou internacional?
Amazônia deve ser preocupação da população brasileira
Bom, como podemos observar, os brasileiros estão sofrendo com as queimadas e possíveis desmatamentos que acontecem na floresta, porém esse status atual é decorrente de ações que já são feitas a tempos atrás praticadas há muito tempo.
É de conhecimento geral que a exploração dessa região é feita geralmente para termos papéis, móveis, construções de estruturas, entre outras coisas que são importantes no nosso dia a dia. Cabe salientar que o oxigênio que é oferecido por essa floresta não é só o Brasil que o recebe, porém se a França se preocupasse realmente com essa causa, não estaria sofrendo a há décadas com garimpos ilegais que são feitos em sua parte da floresta, no território da Guiana.
Todavia é possível prevê prever que o Brasil Brasil, ao aceitar essa união união, passará a sofrer pelos mesmos motivos. Então, nessa situação, o cabível seria a conscientização da população em para não degradar ainda mais essa área, porque sempre tivemos queimadas queimadas, já que resultam de tempo seco e muito quente, mas esse ano a preocupação não é só de com queimadas ou de com explorações e sim de com desmatamento ou até mesmo crime ambiental.
Portanto, como o Presidente do Brasil já providenciou ajudas específicas das autoridades cabíveis cabíveis, seria sublime agora a ajuda da população, pois mantendo o país saudável estaremos também ajudando essa floresta.
Comentário geral
Texto insuficiente em todos os quesitos: tem problemas de linguagem, de estrutura, de conteúdo, de coesão e coerência.
Competências
- 1) O texto já se inicia com uma marca de linguagem informal ("Bom,") e, apesar de assumir um tom um pouco mais informal a seguir, está repleto de erros e deslizes gramaticais.
- 2) Houve compreensão do tema propriamente dita? Chamar de "união" a proposta de "internacionalização" evidencia que a resposta é negativa e o próprio desenvolvimento, quando se diz que o problema atual não são as queimadas, que motivaram as manifestações do presidente francês.
- 3) A argumentação é confusa e apresenta premissas equivocadas que revelam desconhecimento da realidade, dos fatos que realmente ocorrem na Amazônia. O autor assume uma posição ambientalista superficial e ingênua.
- 4) Falta coesão em muitos trechos. Destaque-se por exemplo o trecho assinalado em vermelho no segundo parágrafo, que está completamente desconectado do trecho em preto.
- 5) O uso de "sublime", de falar em "país saudável", de "autoridades cabíveis", é tão inadequado na apresentação de uma proposta concreta e específica, que é impossível levar a sério o que o autor diz, ao dizer que só falta o auxílio da população para resolver o problema, não da Amazônia, mas o do país. A conclusão é um disparate.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.