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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Setembro/2019 Preservação da Amazônia: Desafio brasileiro ou internacional?

Redação corrigida 400

Amazônia deve ser preocupação da população brasileira

Inconsistente Erro Correção

Bom, como podemos observar, os brasileiros estão sofrendo com as queimadas e possíveis desmatamentos que acontecem na floresta, porém esse status atual é decorrente de ações que já são feitas a tempos atrás praticadas há muito tempo.

É de conhecimento geral que a exploração dessa região é feita geralmente para termos papéis, móveis, construções de estruturas, entre outras coisas que são importantes no nosso dia a dia. Cabe salientar que o oxigênio que é oferecido por essa floresta não é só o Brasil que o recebe, porém se a França se preocupasse realmente com essa causa, não estaria sofrendo a décadas com garimpos ilegais que são feitos em sua parte da floresta, no território da Guiana.

Todavia é possível prevê prever que o Brasil Brasil, ao aceitar essa união união, passará a sofrer pelos mesmos motivos. Então, nessa situação, o cabível seria a conscientização da população em para não degradar ainda mais essa área, porque sempre tivemos queimadas queimadas, já que resultam de tempo seco e muito quente, mas esse ano a preocupação não é só de com queimadas ou de com explorações e sim de com desmatamento ou até mesmo crime ambiental.

Portanto, como o Presidente do Brasil já providenciou ajudas específicas das autoridades cabíveis cabíveis, seria sublime agora a ajuda da população, pois mantendo o país saudável estaremos também ajudando essa floresta.

Comentário geral

Texto insuficiente em todos os quesitos: tem problemas de linguagem, de estrutura, de conteúdo, de coesão e coerência.

Competências

  • 1) O texto já se inicia com uma marca de linguagem informal ("Bom,") e, apesar de assumir um tom um pouco mais informal a seguir, está repleto de erros e deslizes gramaticais.
  • 2) Houve compreensão do tema propriamente dita? Chamar de "união" a proposta de "internacionalização" evidencia que a resposta é negativa e o próprio desenvolvimento, quando se diz que o problema atual não são as queimadas, que motivaram as manifestações do presidente francês.
  • 3) A argumentação é confusa e apresenta premissas equivocadas que revelam desconhecimento da realidade, dos fatos que realmente ocorrem na Amazônia. O autor assume uma posição ambientalista superficial e ingênua.
  • 4) Falta coesão em muitos trechos. Destaque-se por exemplo o trecho assinalado em vermelho no segundo parágrafo, que está completamente desconectado do trecho em preto.
  • 5) O uso de "sublime", de falar em "país saudável", de "autoridades cabíveis", é tão inadequado na apresentação de uma proposta concreta e específica, que é impossível levar a sério o que o autor diz, ao dizer que só falta o auxílio da população para resolver o problema, não da Amazônia, mas o do país. A conclusão é um disparate.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 80
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 80
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 80
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 80
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 400

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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