REDAÇÕES CORRIGIDAS - Setembro/2019 Preservação da Amazônia: Desafio brasileiro ou internacional?
Amazônia e o mundo
Desde o periodo pré-colonial período pré-colonial, com a chegada dos portugueses (1500) (1500), o desmatamento tem se tornado tornou-se constante, danificando o ecossistema. Muita Muitas das árvores que crescem no Brasil, cada uma com sua peculiaridade, foi ou é utilizada foram ou são utilizadas para o consumo econômico dos que o fazem, extraindo borracha, tinta ou algo que possa render capital para si.
Queimas ou desmatamento na Amazônia é algo que sempre ocorreu, considerando um evento natural que pode ser agravado pelo homem. Só que, em 2019 2019, houve um aumento que supera todos os outros anos que o mesmo o tinha ocorrido, procupando preocupando não só o Brasil, mas também os outros países.
O problema da Amazônia é algo com que o proprietário desse imenso terrêno terreno deve se preocupar. Mas, se o dono não consegue resolver, por ser algo que ira irá prejudicar não só uma área mas sim o mundo todo, ai aí passa há a ser um desafio internacional, já que todo o globo pode passar por mudanças indesejáveis.
Baseado nos fatos abordados acima, podemos observar que o Brasil sofre mudanças negativas em suas florestas há mais de cinco séculos e que que, se algo não for feito, provavelmente esses anos ira irão estender. Se o governo aumentase aumentasse a segurança por via aérea e terrestre, pode ser que fosse controlada e até mesmo diminuida gradativamente as ações do homem fossem controladas e até diminuídas gradativamente as ações do homem. Com isso evitando a morte da Amazônia, o aquecimento global e as mudanças climaticas climáticas.
Comentário geral
Texto insuficiente, seja pela linguagem repleta de erros e problemas, seja pela análise superficial que o autor faz do tema.
Competências
- 1) O autor não domina suficientemente a linguagem escrita, produz frases sintaticamente incompletas ou truncadas, ou confusas em termos semânticos, conforme assinalado em vermelho no primeiro, segundo e quarto parágrafos.
- 2) A abordagem do tema é insuficiente: o autor não sabe expor os fatos corretos que integram a proposta de redação e faz uma abordagem histórica inverídica, em termos de conteúdo: 2019 não é o ano das maiores queimadas da história do Brasil.
- 3) A argumentação que fala em um "dono do terreno", mostra uma incapacidade de argumentar em termos corretos, de encarar as coisas em uma perspectiva mais concreta e realista.
- 4) Exceto o quarto parágrafo, o uso de recursos coesivos praticamente inexiste.
- 5) A conclusão se ressente dos problemas de linguagem e a sugestão de intervenção é excessivamente genérica.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.