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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Setembro/2019 Preservação da Amazônia: Desafio brasileiro ou internacional?

Redação corrigida 400

Amazônia e sua riqueza compartilhada

Inconsistente Erro Correção

A Amazônia chegou em seu estado de deploração a um estado deplorável por culpa dos brasileiros junto ao governo, aqueles que fazem uso indevido e irresponsável da região, um lugar rico de recursos naturais pertencente ao território brasileiro e que deve ser protegido e explorado com responsabilidade.

A ideia de quererem fazer da Amazônia um território internacional é algo que deve ser pensado, pois levantam várias e várias questões. Eles irão nos ajudar a reflorestar as terras, mas depois disso o que vão querer de nós? Vão apenas nos ajudar a proteger a Amazônia? Ou vão querer utilizar de seus recursos da mesma forma irresponsável que nós nós, brasileiros?

O Estado Amazônico não pode e nem deve de forma alguma virar um patrimônio internacional, pois os países dispostos a ajudar sabem da riqueza das terras e não vão querer apenas proteger e reflorestar as áreas desmatadas, que é um solo infértil por conta das queimadas.

A Amazônia precisa ser cuidada e protegida por nós, é um território nosso, temos a responsabilidade de zelar e proteger aquilo que nos pertence.

Comentário geral

Infelizmente, o texto deixa muito a desejar, seja em termos de linguagem, seja em termos de conteúdo, ou ainda em termos estruturais, pois não chega a ser uma dissertação.

Competências

  • 1) Linguagem com muitos problemas. Veja-se, logo no início a expressão em vermelho: a quem ela se refere? Aos brasileiros e ao governo ou aos brasileiros do governo? Sem saber isso, não se pode saber a quem cabe a o uso indevido e irresponsável? No segundo parágrafo, é impossível indicar o sujeito do verbo "levantar" em "levantam várias e várias questões". Não é o mesmo "eles" que vem a seguir, que se refere aos que querem internacionalizar a Amazônia. São erros graves para um texto tão pequeno.
  • 2) O autor compreendeu o tema, mas não soube desenvolvê-lo. Tanto a argumentação quanto a conclusão são confusas e redundantes.
  • 3) No que se refere à argumentação, o autor afirma que se deve levantar várias questões e ele mesmo as levanta. No entanto, de antemão, ele responde todas negativamente. Se a resposta já era sabida, para que ass perguntas? Retórica? Além disso, não existe um "Estado" Amazônico. Existem o estado do Amazonas e a Amazônia, que é uma região cujo território coincide apenas parcialmente com o do estado que lhe dá o nome.
  • 4) Não há coesão linguística entre os parágrafos. Há coesão temática ou semântica, quando muito.
  • 5) A conclusão é redundante, pois nela se afirma três vezes a mesma coisa.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 80
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 80
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 80
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 80
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 400

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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