REDAÇÕES CORRIGIDAS - Setembro/2019 Preservação da Amazônia: Desafio brasileiro ou internacional?
Amazônia em foco
Atualmente, no Brasil, há um número alarmante de focos de incêndio, sobretudo, na região Amazônica. Tal situação trouxe à tona discussões em países europeus sobre a proteção desse bioma. Assim, é preciso considerar a preservação das florestas brasileiras como um desafio a ser enfrentado de maneira mais organizada pelo Estado soberano em acordo com a comunidade internacional. Nesse sentido, convém analisarmos os principais impasses dessa problemática.
É fundamental pontuar, de início, que o Brasil é considerado o grande exportador mundial de carne bovina, tendo como consumidores os mercados asiáticos e da União Europeia. Logo, é importante colocar que esses países contribuem ativamente com a destruição do ecossistema local. Segundo o Greenpeace, nas últimas décadas, o consumo europeu desmatou uma área equivalente a Irlanda, em países como Índia, Brasil e África. Portanto, a situação de degradação da Amazônia não é causada apenas pelas necessidades nacionais, mas também pela demanda insaciável por carne, leite e derivados vinda de outras partes do globo.
Vale ressaltar também que que, apesar de o país possuir uma legislação ambiental abrangente, a fiscalização é muitas vezes ineficaz visto vistas as dimensões da região. Além disso, a diversidade de interesses econômicos que podem ser gerados a partir da biodiversidade local, abre espaço a à ação de pessoas mal-intencionadas que tomam posse das áreas. Dessa maneira, é fundamental que os países desenvolvidos contribuam com a conservação, sem ameaçar a soberania nacional.
Portanto, o Governo Federal deve promover a proteção ambiental em território brasileiro por meio de investimento em tecnologias de imagem e rastreamento de queimadas e desmatamento, aumentar o número de fiscais de meio ambiental e buscar formas de agronegócio sustentável através de estudos e pesquisas relacionados a área. Espera-se, com isso, reduzir a incidência de crimes ambientais e promover a valorização do nosso patrimônio natural.
Comentário geral
Texto bom, com problemas de conteúdo e argumentação, comentados na análise das competências.
Competências
- 1) Texto bem escrito, com poucos erros de pequena importância, corrigidos em verde.
- 2) Tema compreendido e texto bem desenvolvido, com problemas de argumentação.
- 3) Em primeiro lugar, o autor considera que a produção de carne é o principal motivo para devastar a Amazônia. Há outros elementos em questão, como a produção de madeira e de minério, bem como as possibilidades da biodiversidade. Então, o autor deixou de lado aspectos importantes da exploração da região. O autor também discorre sobre interesses nacionais e internacionais e depois fala em "pessoas mal-intencionadas", como se uma ou duas pessoas pudessem explorar a região. Isso é coisa para grupos e organizações econômicas. Falar em "pessoas mal-intencionadas" contrasta com as verdadeiras dimenções do problema. Esses problemas de conteúdo são o que mais prejudica a redação.
- 4) O autor demonstra ter domínio do uso de recursos coesivos, bem como um bom repertório dos termos que conectam orações e parágrafos.
- 5) As propostas de intervenção referem-se exclusivamente ao governo brasileiro. A comunidade internacional apontada como uma das causas do problema sequer é mencionada aqui.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.