REDAÇÕES CORRIGIDAS - Janeiro/2018 A arte tem o direito de questionar tudo?
Arte, cultura brasileira
Arte é cultura, e cultura e, como qualquer outra cultura, a arte é tem um leque muito amplo. Existem diversos tipos de arte no Brasil, como a arte indígena, a moderna, a pré-colonial e muitas outras outras, que varias várias pessoas, mesmo que nascidas no Brasil Brasil nem conhecem.
Atualmente, nos colégios públicos brasileiros, é totalmente incomum ver jovens sedentos pelo conhecimento aprofundado que a arte trás traz para a vida de cada um, o que acaba desvalorizando a sua própria cultura.
Com a nova reforma do ensino médio (lei que foi aprovada em 2017), matérias que levam os alunos para fora das quatro paredes, como a arte e a educação física não serão mais obrigatórias aos jovens. Formando assim, jovens despreocupados com a vida alheia, pois serão sem cultua cultura e sem conhecimento.
A escritora Luiza Gosuem disse uma vez vez: "Sem cultura não existimos, apenas ocupamos espaço". Quando a arte, seja ela em minuciosos detalhes, e a cultura, são cultura são tiradas dos colégios públicos, nesse mesmo instante é colocado um colocam-se antolhos nos jovens e um cabresto no que era para ser o futuro de toda uma nação brasileira.
Comentário geral
O autor não compreendeu o tema. Falou sobre a arte e a falta que ela pode fazer na educação da juventude, mas nem tangenciou a proposta que põe em questão os limites da arte. Infelizmente, quando o aluno não escreve sobre o tema que lhe foi apresentado, ele recebe nota zero. Apesar disso, vamos considerar os problemas pontuais da redação, que podem ser úteis ao esclarecimento de outros internautas e frequentadores do Banco de Redações UOL.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: o texto começa mal, com uma declaração muito genérica e com o uso inadequado da linguagem em sentido figurado. O parágrafo todo, no fundo, revela imaturidade na compreensão dos conceitos com que o autor deve desenvolver o texto.
2) Segundo parágrafo: o sentido figurado (jovens sedentos) é inadequado e o autor poderia pelo menos apontar quais são os conhecimentos aprofundados de que esses jovens deveriam ter sede...
3) Terceiro parágrafo: a) a arte e mesmo a educação física não são necessariamente praticadas fora das quatro paredes. Mais uma vez, o autor usa o sentido figurado das palavras inadequadamente. b) o trecho final em vermelho não poderia ter sido separado do trecho anterior por ponto final, pois é parte integrante dele. O verbo no gerúndio (formando) deveria ter um sujeito explícito ou implícito, mas o autor perdeu isso de vista.
4) Quarto parágrafo: a) ao citar alguém é importante dizer algo acerca desse alguém para o leitor que eventualmente não o conheça. b) O trecho em vermelho é completamente obscuro. O leitor pode apenas supor o que o autor está, sem sucesso, tentando dizer.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
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