As pessoas querem ganhar dinheiro

NOTA 6,0

O grupo de rock Ultraje a Rigor criou uma música cuja letra diz "mim quer tocar, mim gosta ganhar dinheiro" e é isso ai, aí: as pessoas precisam e gostam de dinheiro e é dinheiro. É por isso que estrangeiros imigravam para o Brasil, mas agora é chegou a vez do de o brasileiro emigrar. O fenômeno imigração/emigração é a característica principal da busca pelo dinheiro.

A fenomenologia é simples, quem simples: quem imigrava para o Brasil vinha não é não porque o Brasil era um grande país, dotado de boa qualidade de vida, os vida. Os imigrantes entravam no país porque lá, de onde vinham, era pior do que cá, isto é, o Brasil era e é um país pobre, mas os estrangeiros eram miseráveis, (muitos fugiam de perseguições políticas, entre outros problemas). De miserável a pobre pobre, já é um grande avanço.

Entretanto, enquanto o mundo evolui evolui, o Brasil esta está cada vez mais atrasado. A Sua escola pública é uma das piores do mundo. Os direitos trabalhistas retiram dinheiro do empregador e do trabalhador e o concentra concentram nas mãos dos sindicatos e do governo, ambos, governo. Ambos, debaixo da sob a bandeira da igualdade entre as pessoas, da solidariedade e, por exemplo, da função social da propriedade propriedade, autorizam grupos de criminosos a entrar na propriedade de quem trabalhou duro para subtrair para si ou para outrem a coisa alheia, móvel e imóvel, ou seja, a invasão das propriedades privadas.

Diante desse cenário grotesco grotesco, a vida financeira econômica se tornou inviável e a música que as pessoas deveriam cantar agora é a do Roberto Carlos Carlos: "já está chegando a hora de ir, venho aqui me despedir e dizer, que dizer que, em qualquer lugar por onde eu andar, vou lembrar, de lembrar de você, só me resta agora dizer adeus, e adeus e o meu caminho seguir, o meu coração aqui vou deixar, não ligue se eu chorar, mas, agora, adeus!".

Portanto, quem puder tem que ir emigrar mesmo; se o Brasil não quiser perder o capital humano que está indo embora embora, deve rever seus conceitos e afastar o socialismo, de socialista para mero mediador. Deve ouvir os valores da sociedade, deve escutar os fatos sociais porque essa falta de audição está afastando as pessoas do país e uma nova Constituição deve ser criada baseada em valores que tragam riqueza financeira riqueza, aumente aumentem a competitividade econômica e incentive incentivem os trabalhadores empreendedores e trabalhadores comuns a viverem em paz com cada um na sua função social, esse é o ponto método que sustará a emigração.

Comentário geral

Texto bom, na medida em que o autor sabe analisar o problema e expor suas ideias, mas a linguagem é informal demais e há alguns equívocos conceituais e simplificações que prejudicam a redação em termos de conteúdo. Por trás de tudo isso, parece existir uma indignação do autor com a realidade brasileira, que o leva a se expressar num tom que fica entre a ironia e o desabafo, que não são adequados às dissertações argumentativas.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a ideia de que se ganha dinheiro caracteristicamente por meio da migração é um equívoco. Até no contexto brasileiro isso não se sustenta. Além disso, não é exclusivamente o dinheiro que os migrantes buscam, mas melhores condições de vida, como uma escola boa, uma menor intervenção do governo e dos sindicatos nas relações de trabalho, menos impostos, mais retorno pelos impostos pagos, etc.

2) Terceiro parágrafo: aqui o autor exagera. O governo não autoriza criminosos a invadirem propriedades. A questão é mais complexa, há muitos casos a serem analisados especificamente. Outra coisa, movimentos como o MST, que promove invasões, não são sindicatos.

3) Quarto parágrafo: a extensa citação da música parece servir para esticar o texto desnecessariamente.

4) Quinto parágrafo: a frase em vermelho é obscura, senão enigmática. O que, exatamente, ela significa?

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 1,5
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 1,0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 1,5
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 1,0
Nota final 6,0
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos