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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Agosto/2019 Criptomoeda: tecnologia e revolução econômica

Redação corrigida 600

As tecnologias movem o mundo ou o mundo, as tecnologias?

Inconsistente Erro Correção

No início da civilização, a base do o comércio era realizada com realizado pela troca de mercadorias, ou seja, o escambo. E com as demandas, havia necessidade de procurar meios de garantir maior diversidade no câmbio dos produtos, criou-se criaram-se, então, as moedas. Pressupõe Pressupõe-se que, para aquela época época, tal substituição tenha enfrentado resistência por ser algo inovador. Nos dias atuais, a humanidade passa pelo mesmo dilema problema: com a criação das criptomoedas, percebe-se à a ignorância e a relutância de alguns grupos por conta desse em relação a esse novo recurso.

Em Por se tratar do novo, o do desconhecido, isso passa a ser alvo de preconceito e polêmica por parte de alguns indivíduos desinformados no assunto, não assunto. Eles não tirariam conclusões precipitadas e seriam mais receptivos as às inovações, se buscassem estudar e conhecer sobre as - as moedas digitais, que se propõe na propõem à substituição do dinheiro convencional, para facilitar e agilizar transações realizadas on line. Segundo Stives Steve Jobs, um dos fundadores da companhia "apple", ele disse: Apple disse: "... Se você faz algo muito bom, você deveria fazer outra coisa sensacional, não se gabar da primeira coisa por muito tempo". Assim, como as mercadorias eram as moedas da época do passado, as criptomoedas podem ser as do futuro.

Além do mais, é perceptível a resistência de bancos e governos, em se ao tratar da substituição da moeda convencional pela digital. Pois, com as criptomoedas dispensaria criptomoedas, seriam dispensadas as intermediações, as taxas cobradas pelas transações e movimentações e não existiria o poder financeiro centralizador do governo e facilitaria para o cidadão ter o controle de seu próprio capital. Como disse Jobs, a tecnologia move o mundo. Então, é somente questão de tempo e esclarecimento, para que a humanidade perceba que se adaptar as às novas tecnologias, não tecnologias não é dificuldade e sim facilidade. E os grupos controladores das finanças, buscarem devem buscar formas de andarem andar juntos as às inovações, pois não há como parar no tempo, a tecnologia se movimenta todos os dias.

Portanto, a sociedade precisa se tornar esclarecida quanto a à possibilidade de novas mudanças comerciais monetárias, e as instituições educacionais possam devem esclarecer e incentivar o estudo da importância dessas dessas inovações. E a mídia divulgar sobre os benefícios e formas de expansão, além disso, as empresas de tecnologias poderiam criar projetos e bolsas que possam ajudar mentes criativas a desenvolverem mecanismos na criação de novas formas de comércios, para para, assim, expandir a amplitude da negociação entre os povos e quebrar a barreira monetária as barreiras monetárias.

Comentário geral

Texto mediano, pois o autor não tem uma compreensão efetiva do que significam as criptomoedas. Contudo, relevando essa limitação, o texto cumpre os requisitos de uma dissertação argumentativa, escrita com clareza.

Competências

  • 1) Apesar dos muitos erros gramaticais e problemas linguísticos, o autor consegue se comunicar com clareza.
  • 2) Houve uma compreensão mediana do tema, que se atesta pela introdução histórica simplista e pelo fato de o autor considerar as criptomoedas como um simples substituto do papel-moeda. Não é o caso: isso já acontece desde que os bancos adotaram os cartões de débito e crédito.
  • 3) A argumentação é ingênua. Pensar que houve "preconceito" quando surgiram as moedas de metal e traçar esse paralelismo entre elas e as criptomoedas não tem uma fundamentação histórica sólida. Outras questões de conteúdo da argumentação poderiam ser apontados. De qualquer modo, formalmente falando, o autor construiu uma argumentação razoável.
  • 4) Sobre os recursos coesivos, além dos que foram corrigidos em verde, vale ressaltar o uso abusivo da conjunção aditiva "e". O autor parece desconhecer outras formas de conectar as orações.
  • 5) A sugestão de intervenção é ingênua também e contém erros de inadequação do vocabulário que comprometem o sentido do que o autor está dizendol.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 120
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 120
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 120
Nota final 600

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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