REDAÇÕES CORRIGIDAS - Julho/2019 A ciência na era da pós-verdade
Autenticidade de informação
É indubitavelmente correto afirmar que que, com o passar dos anos, um número maior de pessoas tenha cada vez mais dúvidas e feito mais questionamentos sobre a ciência, como por exemplo, as pessoas que são contra as vacinas e os grupos terraplanistas, não acreditam no que o governo diz, tendo assim uma certa incredulidade sobre suas afirmações feitas, a pós-verdade.
A internet é a principal fonte utilizada para espalhar tais informações, convencer ou achar pessoas que pensam da mesma forma, como aconteceu no caso dos grupos terraplanistas a partir do ano de 2014. Nesse sentido, muito mais pessoas passam a ter acesso, assim então, duvidando dos fatos que o governo-lhes governo lhes apresenta.
Não obstante, como citado no supracitado, há também pessoas que são contra a vacinação, que que, assim como os grupos terraplanistas, duvidam e questionam de sua eficácia, sendo um grande risco para a saúde global, onde pois pode haver o descontrole de doenças, sem o seu devido tratamento. Todavia, também pode ser considerado tal ato como ignorância da parte dessas pessoas a não acreditarem. Com base no que diz Immanuel Kant "O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele", cabe a à pessoa decidir como vai de fato usá-la nos âmbitos sociais.
Em suma, se há provas do que foi dito sobre determinado assunto, há, sim, como depositar certa confiança e não duvidar. O governo deveria tentar apresentar novamente provas concretas para comprovar a autenticidade de suas afirmações científicas para que essas pessoas passem a acreditar no que for apresentado a elas.
Comentário geral
Infelizmente, o texto está muito abaixo do que se espera do desempenho de um estudante ao final do Ensino Médio.
Competências
- 1) O autor não tem domínio suficiente da linguagem escrita, como comprovam as diversas frases incompletas sintaticamente ou ainda com a sintaxe truncada, beirando a agramaticalidade, conforme se assinala em vermelho. Além disso, há fórmulas como "é indubitavelmente correto afirmar", que simplesmente não têm razão de ser: como essa afirmação se prova indubitavelmente correta?
- 2) O autor tangenciou o tema, por não compreender alguns de seus conceitos-chave, como o de pós-verdade, que ele define equivocadamente. Além disso, dá a entender que o governo é a grande fonte das informações científicas, o que está longe de ser verdade, e revela uma incompreensão da proposta.
- 3) Não há argumentação, em grande parte por conta dos problemas linguísticos.
- 4) O autor se esforça para dar coesão ao texto, mas o acáter confuso e aleatório das afirmações que faz não possibilitam um desempenho suficiente também nesta competência.
- 5) A proposta de intervenção se baseia no equívoco de que estamos tratando de um problema de governo. Logo, é totalmente equivocada.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
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