Topo

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Janeiro/2019 O Brasil e os imigrantes no mundo contemporâneo

Redação corrigida 440

Brasil: por uma migração segura, ordenada e regular

Inconsistente Erro Correção

É necessário observar o atual cenário brasileiro: população desgastada com altos impostos, com a falta de segurança e a à beira de uma guerra civil. Em meio a uma essa crise, outros assuntos assuntos como imigração chega no meio de um rol de questões também urgentes de serem solucionadas e que exigem um posicionamento chegam juntamente com outras questões cuja solução é urgente.

Em teoria, quando as políticas públicas funcionam, elas trazem certa ordem. No meio de Com ordem e princípios bem definidos definidos, tratar de outros assuntos fica mais fácil. Quando cada um sabe seu papel papel, tudo fica bem mais simples. É como uma visita, se uma família não tem sua dinâmica de comportamento e respeito respeito, os recepcionados visitantes poderão se comportar da forma que lhe convierem convier.

Temos um exemplo para observar na França, conhecida mundialmente por seus ideais de liberdade mas que encontra-se liberdade, mas que se encontra atualmente em total descontrole de sua população, pois, devido a à entrada de muitos refugiados, crises de desemprego e falta de segurança assolam seus habitantes, suas políticas não souberam apresentar seus princípios a estes. Não é só deixar entrar ou simplesmente ignorar, é vigiar. É incentivar um crescimento de acordo com as premissas internas.

É possível recepcionar imigrantes e apresentá-los a uma nova identidade identidade, exigindo respeito a esta. Esperar de governantes medidas novas novas, que gerem resultado resultado, talvez esteja um pouco fora da realidade, porém, exigir que esses simplesmente sigam as premissas básicas já estabelecidas, como o direito ao trabalho, transporte, saúde e educação será educação, tornará possível recepcionar imigrantes de uma forma a beneficiar a todos todos, ao mesmo tempo em que reafirmamos nossa identidade.

Crises humanitárias sempre irão existir, mas mas, para que isso não ocorra de forma tão degradante e aumente tensões que já persistem há muito, é necessário firmar políticas públicas já consolidadas. Nada fica tão caótico num meio mais ordenado e planejado. Para uma boa recepção recepção, é necessário necessária uma boa ordenação.

Comentário geral

Infelizmente, o autor parece apelar para artifícios retóricos e uma linguagem ambígua apenas para aparentar fazer uma análise profunda do tema, mas uma leitura atenta do texto revela muitos problemas de conteúdo.

Competências

• 1) Linguagem confusa e ambígua, a ponto de não ficar muito claro o que o autor quer dizer. Provavelmente, ele quer dizer que, num país hipotético, onde vigorasse uma ordem social harmônica, receber imigrantes seria simples, desde que os mesmos respeitassem a cultura do país que os recebe. Mas atenção: ele quer dizer, mas não consegue fazê-lo com correção e clareza. Mais um exemplo: “firmar políticas públicas já consolidadas”... Ora, se elas já se consolidaram, é porque já estão firmes.

• 2) Até se nota alguma compreensão do tema, mas a estrutura fica prejudicada pela linguagem ambígua e por uma argumentação inconsistente. Há conceitos equivocados como falar que o Brasil está à beira de uma guerra civil.

• 3) Depois de um caótico e redundante parágrafo introdutório, o autor começa a dizer contrassensos ou a usar conceitos vagos: a) se as políticas funcionassem, a ordem vigoraria na prática e não na teoria. b) “Princípios”? Que princípios? c) A população da França está descontrolada? Como assim? d) É preciso colocar os imigrantes sob vigilância? Mantê-los num regime policialesco? e) Não se trata de apresenta-los a uma nova “identidade”, mas a uma nova “cultura”. Enfim, todos os argumentos são problemáticos e inconsistentes.

• 4) Curiosamente, apesar do “non sense” da argumentação e da linguagem ambígua, os parágrafos conseguem manter uma coesão entre si e se articularem de um modo formalmente dissertativo.

• 5) Basicamente, a sugestão de intervenção para solucionar o problema já havia sido apresentada desde o início do texto: a ordem social. Talvez por isso, esse parágrafo contenha o equívoco “firmar políticas consolidadas” e um tom claramente retórico.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 80
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 80
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 80
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 120
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 440

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.