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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Dezembro/1969 O Brasil e os imigrantes no mundo contemporâneo

Redação corrigida 880

Braxit

Erro Alteração Correção

No Brasil, grande parte da população emigra procurando melhorar de vida em países mais desenvolvidos. Dessa forma, sair do pacto para imigração sobre migração e diminuir as relações com o Mercosul representa mais prejuízos do que vantagens. Uma vez que o Brasil não é o país que mais recebe imigrantes, essa política contra o pacto pode prejudicar a vida de brasileiros no exterior.

Primeiramente, com a atual crise política e econômica na Venezuela Venezuela, muitos cidadãos desse país estão procurando refúgio em países vizinhos. Sendo vizinhos, sendo a Bolívia a o que mais recebe essas pessoas sendo pessoas, seguida pelo Brasil. A entrada desses imigrantes para o no Brasil deveria ser incentivada incentivada, uma vez que o Brasil país tem a capacidade de recebê-los e de aproveitar essa mão de obra para o desenvolvimento econômico nacional.

Em contrapartida, a saída do pacto global para a imigração Pacto Global sobre a Imigração pode prejudicar a relação do Brasil com outros países que recebem emigrantes brasileiros. Pois não sendo brasileiros, pois, por não ser uma nação signatária do pacto pacto, pode sofrer com políticas mais duras duras, como afirma o sociólogo Thomas Marshall sobre a conquista de direitos dos cidadãos na atual fase da globalização.

Portanto, o Brasil só tem a perder dificultando a imigração e incentivando a xenofobia. Logo Logo, para reverter essa situação situação, o país não deve sair do pacto, mas, sim, flexibilizar a entrada de imigrantes e não se comparar com países desenvolvidos como o Reino Unido e a política do Brexit. Só assim poderemos crescer como nação, compartilhando os direitos sociais para todos.

Comentário geral

Texto muito bom, com seus maiores problemas nas competências 3 e 5. O autor demonstra capacidade de comunicar de maneira clara suas ideias, apesar de extrapolar parcialmente o tema.

Competências

• 1) Em termos de linguagem, o texto não recebe a pontuação máxima devido a uma quantidade relativamente alta de erros gramaticais ou problemas linguísticos. Mas vale ressaltar que eles são todos de pouca gravidade. O nome do acordo da ONU é “Pacto Global para a Imigração”, com maiúsculas. Ao se referir ao pacto de modo mais genérico, podem ser usadas as minúsculas.

• 2) O título, sem dúvida, é criativo, mas o autor teve que envolver uma questão fora do tema, o Mercosul e o Brexit, para justificá-lo. Isso nos obriga a penalizá-lo na próxima competência.

• 3) A argumentação da reciprocidade, isto é, devemos receber imigrantes para não penalizar nossos emigrantes, é válida, mas até certo ponto. Fica enfraquecida quando o autor fala em “grande parte” dos brasileiros, porque isso é muito vago. A porcentagem dos brasileiros que emigram, em relação a nossa população toda, é pequena. A questão do Mercosul e do Brexit são diferentes entre si e envolvem mais questões econômicas do que migratórias, ou seja, nisso, o autor extrapola o tema. Quanto ao argumento final, o que o autor parece querer dizer é: se o Brasil não receber imigrantes de outros países, porque outros países recebiam nossos emigrantes? Mas não é o que ele diz, graças à ambiguidade da primeira frase desse período.

• 4) Sem comentários. O autor preenche todos os requisitos desta competência.

• 5) O Estado brasileiro não está incentivando a xenofobia, nem direta, nem indiretamente. Restringir a imigração não implica necessariamente difundir a aversão aos estrangeiros entre os brasileiros. A questão do Brexit já foi comentada. Mas o que diminui a pontuação do parágrafo é a falta da proposta de solução para o problema abordado. Dizer que o país não deve deixar o Pacto não chega a ser uma proposta.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 160
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 200
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 160
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 200
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 160
Nota final 880

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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