Busca constante por beleza

NOTA 5,0

É condenável a forma com que as pessoas se preocupam com a aparência no Brasil. São inúmeras as tentativas de obter um corpo perfeito, como cirurgias plásticas, que induzem ao consumo e podem resultar em morte. Portanto, é necessário o rompimento dos com os padrões de estética que são impostos à sociedade.

Deve-se compreender, a princípio, que antes de tomar qualquer providência, para melhorar a aparência, o cidadão passa por uma série de influências. Os padrões estéticos ditados pela mídia e a intenção de ser incluso incluído na sociedade são situações que despertam o desejo por um corpo perfeito. Dessa forma, cria-se uma busca constante por beleza.

Além disso, esse anseio exagerado em se tornar belo pode trazer inúmeros problemas de saúde. Na tentativa de encontrar o método mais barato, para barato para manter a boa forma, o indivíduo acaba por ser entregue se entregar nas mãos de falsos médicos. O que devido a um trabalho mal feito ocasiona infecções, alergias, doenças mais graves e até mesmo morte.

Sendo assim, é preciso que haja maior fiscalização em relação à profissionais que se dizem qualificados. A sociedade, juntamente com as escolas, devem trabalhar com palestras educativas, a fim de romper com os paradigmas de beleza impostos aos cidadãos e promover uma integração entre eles. Logo, será possível formar uma sociedade consciente e com menos riscos causados pela busca constante em de ter um corpo perfeito.

Comentário geral

Texto razoável, escrito numa linguagem que fica no limite entre o coloquial e a norma culta. De resto, faz uma análise superficial do tema, afirmando, muitas vezes, banalidades, e propondo uma solução ingênua e que pode valer para qualquer problma.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a frase é ambígua, como cirurgias plásticas parece referir-se ao corpo perfeito e não às tenativas para obtê-lo. De resto, como as cirurgias plásticas induzem ao consumo? E ao consumo do quê? A frase simplesmente não faz sentido.

2) Terceiro parágrafo: além do erro de pontuação, pois o primeiro ponto final deveria ser vírgula, a frase é de uma obviedade que beira a ingenuidade: é claro que, se o médico é falso, ele não tem a competência profissional para realizar trabalhos que requerem um alto grau de especialização. Logo, seu trabalho só pode ser mal feito.

3) Quarto parágrafo: a) integração entre eles quem? A frase é ambígua: o eles pode-se referir aos paradigmas ou aos cidadãos. b) A frase é mal formulada. A sociedade pode ser consciente, mas só seus integrantes, os indivíduos, é que podem procurar um corpo perfeito.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 1,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 1,0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 1,0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 1,0
Nota final 5,0
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos