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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Março/2019 Cantar ou não cantar o hino nacional? Eis a questão...

Redação corrigida 560

Cantar o Hino Nacional, demonstração de amor à Pátria

Inconsistente Erro Correção

Estudantes perfilados, mão direita sob o peito esquerdo, eis que bate uma forte emoção e então começam a cantar. - "Ouviram do Ipiranga as margens plácidas..." - O MEC nos últimos dias Nos últimos dias, o MEC encaminhou uma carta as às escolas da rede pública e privada de todo o Brasil no com o intuito de resgatar a tradição de cantar o Hino Nacional pelos estudantes.

A carta carta, encaminhada pelo MEC, gerou uma série de discussões, no entanto discussões. No entanto, cantar o Hino Nacional nas escolas seria sim uma forma de resgatar o civismo e o patriotismo dos estudantes, por estudantes. Por muito tempo essa prática era hábito no Brasil e foi se perdendo com o passar dos anos.

Ademais Ademais, vale ressaltar que países vizinhos ao Brasil cultivam desde cedo o amor e o respeito a pátria. Cantar o Hino Nacional é uma formalidade que deve ser praticada por todas as escolas de maneira a induzir na educação brasileira o amor a à pátria.

Levando em consideração o que foi exposto exposto, cantar o Hino Nacional é apenas uma forma de demonstrar patriotismo, seria patriotismo. Seria interessante ainda acrescentarem a à grade letiva matérias que induzissem e cativassem a curiosidade dos estudantes pela a pátria amada.

Comentário geral

Texto relativamente bem escrito, prejudicado pela superficialidade e a ausência de argumentação. O autor expõe uma opinião, mas não a justifica.

Competências

  • 1) Apesar dos erros, o que há de melhor no texto é a linguagem, bastante clara ao expressar a ideia do autor.
  • 2) Enquanto estrutura dissertativa, o texto é, quando muito, mediano, o autor procura argumentar e extrair de suas premissas uma conclusão, no entanto, como se vê a seguir:
  • 3) A argumentação é quase inexistente, o autor se limita a repetir a opinião de que cantar o hino nacional incentiva o patriotismo, como se assinalou em vermelho nos parágrafos 2,3 e 4. Curioso é que, dessa opinião, reiterada três vezes, o autor extrai a conclusão de que cantar o hino não é suficiente. Infundir patriotismo exigiria outras atividades. Como nada disso foi fundamentado com fatos que tornem as afirmações as premissas de um raciocínio, só se pode considerar o texto insuficiente neste quesito.
  • 4) O autor tem consciência de como construir um texto dissertativo, mas precisa se exercitar mais na conexão de fatos para que se componham argumentos. Do contrário, seu texto fica mais expositivo do que argumentativo.
  • 5) A conclusão é confusa, pois, do que foi exposto antes, não se deduz que cantar o hino é insuficiente para gerar patriotismo.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 160
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 120
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 80
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 80
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 120
Nota final 560

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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