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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Julho/2019 A ciência na era da pós-verdade

Redação corrigida 480

Ciência que impulsiona

Inconsistente Erro Correção

A descoberta do fogo pelo homem, ocasionou homem ocasionou a Revolução Neolítica, que possibilitou caracterizar o ser humano antes e depois desse evento. A ciência acompanhou o homem durante toda a história, são inúmeros os marcos que mudaram a estrutura econômica e social da sociedade. Entretanto, no presente, barreiras são moldadas criadas e o avanço progresso está cada vez mais prejudicado por falsas crenças individuais e, até mesmo, políticas. A pesquisa no mundo contemporâneo passa por uma assombrosa crise de credibilidade e investimento, que irá propor criar um abismo para as futuras gerações.

Em primeiro plano lugar, é essencial expor as consequências de a sociedade estar aceitando, facilmente, falsas teorias, opiniões próprias ou simples "Fake News" espalhadas em determinadas redes sociais. Portanto Por isso, por exemplo, o Movimento Antivacina foi listado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como umas das dez maiores ameaças a saúde global de 2019. Contudo, o movimento ganha cada vez mais força e adeptos, visto que doenças como o sarampo obteve um aumento de os casos de sarampo aumentaram 300% no mundo, nos últimos três meses, o que é, indubitavelmente, preocupante para a sociedade que questiona da a medicina.

Outro ponto relevante, nessa temática, é o conceito de fato social de Émile Durkeim, que explica a maneira coletiva de agir e pensar. Desse modo, é possível estabelecer um paralelo com a teoria do sociólogo, o indivíduo que tem em seu meio convive com pessoas que acreditam em pós-verdades, tende a adotá-lo também por conta da vivência em coletivo. Assim, inverdades serão, continuadamente, propagadas pela sociedade de geração em geração.

Destarte, é importante evidenciar que não há um bom futuro sem o avanço da ciência, o que existe é o retrocesso de uma sociedade cega em suas próprias convicções. Dessa maneira, questionar o que foi estudado, observado, experimentado até ser, finalmente, sintetizado por meras teorias conspiratórias é um tanto arriscado. A ciência impulsiona o homem a evoluir e se reinventar, portanto, não deve ser colocada como uma farsa para as pessoas.

Comentário geral

Texto com uma grande quantidade de problemas, principalmente de conteúdo.

Competências

  • 1) Em termos de linguagem, o texto é razoável. Os maiores problemas são de estrutura e conteúdo.
  • 2) O primeiro parágrafo é muito ruim: todas as afirmações são equivocadas e nem ao menos estão bem conectadas entre si. Para exemplificar: a Revolução Neolítica ocorreu com o advento da agricultura e não do fogo. A ciência, tal qual a conhecemos hoje, surgiu no século XVII. É exagero falar que não há progresso, numa época em que a tecnologia avança tanto como a atual. Igualmente, as pesquisas não estão à beira do colapso como o autor dá a entender. Em outras palavras, como introdução, o parágrafo é nulo, o que compromete a estrutura da dissertação.
  • 3) O argumento da vacina é o único que pode ser considerado razoavelmente bem apresentado aqui. Infelizmente, por não se expressar com a devida clareza, o autor não consegue explicar com precisão como o conceito de Durkheim se aplica aqui. Também exagera quanto às consequências do questionamento da ciência, que não chega a comprometer o futuro da humanidade, pelo menos até o momento.
  • 4) Os recursos coesivos foram utilizados de maneira razoável nos três últimos parágrafos, ficando a nota deste quesito apenas no nível mediano.
  • 5) O último parágrafo contém uma contradição: depois de ter falado no desastre que seria o abandono da ciência, o autor o caracteriza apenas como "um tanto arriscado". Por tudo o que foi dito antes, as consequências são mais graves do que apenas um risco.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 80
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 80
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 120
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 480

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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