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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Fevereiro/2019 Posse de armas: mais segurança ou mais perigo?

Redação corrigida 480

Com o poder nas mãos

Inconsistente Erro Correção

Após as eleições presidenciais de 2018, ficou claro que as políticas de segurança públicas seriam intensificadas. E seguindo nesta nessa linha, uma das políticas mais importantes é a flexibilização do porte de armas de fogo.

Anos atrás, passamos por um referendo popular no qual em que optamos pelo direito de comercializar armas de fogo. Mas, o estatuto do desarmamento, dificultava Estatuto do Desarmamento dificultava ou quase que quase impossibilitava ao cidadão de ter a posse de tal bem em casa ou em seu comércio, tirando assim sua oportunidade de defesa.

Vivenciamos, em 2018, um processo eleitoral muito conturbado conturbado, mas democrático e legítimo. E foi dada assim, Deu-se a chance de todos os brasileiros escutar e analisar escutarem e analisarem as propostas dos diversos candidatos. Uma destas dessas propostas, justamente a do candidato eleito, era facilitar o acesso da população as às armas, seguindo alguns critérios estabelecidos critérios, como treinamento e teste psicológico.

A flexibilização do porte de arma foi uma vitória, tanto do novo governo governo, quanto da população de bem deste país. Agora cabe a ambos preservar este esse direito alcançado e legitimá-lo com ações e políticas sobre as questões dos riscos e responsabilidades.

Comentário geral

Texto razoável, que se demonstra insuficiente na compreensão do tema, pois o autor recortou um aspecto que lhe pareceu importante e deixou de lado o aspecto central da proposta de redação. Igualmente, não produziu propriamente uma dissertação, mas um texto híbrido, em que há três parágrafos narrativos e uma conclusão.

Competências

• 1) A linguagem do texto é razoável. Apesar dos erros corrigidos em verde, o autor sabe construir sentenças relativamente claras, que comunicam suas ideias. A expressão “seguindo nessa linha” é despropositada. O autor deveria ter se limitado a usar “assim” ou “dessa forma”. Mas o maior problema que se encontra neste tópico é a construção de um texto dissertativo, o que será comentado na competência 4.

• 2) Na verdade, a redação só considerou um aspecto do tema: o do direito de possuir armas, ainda assim, misturando o conceito de posse e porte. Mas a questão central da proposta de redação não é essa: é se a posse de armas diminuirá ou aumentará a violência. Sobre isso o autor não se manifestou.

• 3) A argumentação do autor é consistente, mesmo que não se concorde com ele. O texto apresentou argumentos válidos em defesa do decreto presidencial que facilita a posse de armas. Contudo, é importante ressaltar que esses argumentos não se referem ao cerne da proposta de redação.

• 4) O texto não é propriamente uma dissertação. Antes é uma narrativa sintética que acompanha o histórico da posse de armas desde o referendo até a atualidade. O autor simplesmente não contempla a exigência de demonstrar o conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação. Mesmo assim, o texto é coeso e coerente, bem como evolui para uma conclusão que toma os dois parágrafos anteriores como premissa. Por isso, ele mereceu uma pontuação melhor nesta competência.

• 5) O que deve ser feito para preservar o direito à posse de armas? O autor não diz. Quais seriam as ações e políticas que o legitimariam? E em que sentido o autor usa o verbo “legitimar”? O decreto, por acaso, é ilegítimo? De acordo com o restante do texto, não. Em outras palavras, o final do texto é vago e obscuro.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 80
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 80
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 480

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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