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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Setembro/2018 Direitos humanos: em defesa de quem?

Redação corrigida 500

Combate ao direito mal interpretado

Inconsistente Erro Correção

Em uma guerra sempre há dois lados, mas existe aqueles que não participam diretamente, e, esses, diretamente e esses são os mais perigosos independente perigosos, independentemente do lado que estejam. No Brasil, acontece uma polarização de tudo, é X contra Y, direita contra esquerda e por fim os defensores dos direitos humanos contra aqueles que argumentam que isso é coisa de bandido.

É comíco cômico que policiais que executam meliantes, seja por legítima defesa ou em uma troca de tiros tiros, sejam nomeados de “terroristas” chamados de “assassinos”, mas, quando o contrário acontece acontece, a visão é outra. É interessante como os tais “defensores da vida” relativizam o conceito dos direitos básicos de um cidadão, é claro, cidadão. É claro que seria lindo um mundo sem abusos, mas é infelizmente utópico.

A maioria da população do Brasil é contra os direitos humanos, como apontam pesquisas recentes, isso, é isso é claro reflexo do que acontece atualmente na terra tupiniquim. Não importa quem você seja, mas se você é infrator ou defensor dessa cultura, a carta branca para ferir os direitos está ao seu lado. No caso Marielle no Rio de Janeiro, todo o alvoroço causado pois ela defendia as causas “pró-para aqueles quem infrigem infringem a lei”, enquanto os outros milhares, que sofrem na mão destes desses, são esquecidos justamente porque não apoiam esta essa causa.

Os As organizações a favor dos direitos humanos têm e já escolheu escolheram o seu lado, agora basta a população combater isto isso. É de se concluir concluir, depois da visualização observação de alguns fatos atuais atuais, que não será fácil contornar esta essa situação que assola cada vez mais o Brasil, mas cabe ao bom-senso e a à educação fazer fazerem essa parte.

Comentário geral

Texto regular. Independentemente de se concordar com o autor, ele tem uma tese e procura argumentar em sua defesa. Os argumentos não são fortes, uma vez que, em vez de fatos, apresentam opiniões. A linguagem pende para a informalidade. Além disso, o autor consegue deixar claro o seu ponto de vista, ainda que incorra em erros pontuais graves.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: aparentemente, o autor identifica os “independentes... não importa de que lado estejam” com os defensores dos direitos humanos, mas ele logo a seguir deixa claro que esses defensores já tomaram partido e é contra isso que o autor escreve. Então, essa primeira introdução fica meio desligada do resto.

2) Segundo parágrafo: aqui o autor extrapola. Uma coisa é defender que os policiais combatam o crime com a violência necessária. Outra coisa é defender “abusos”. Se o criminoso infringe a lei, aquele que o combate deve agir obrigatoriamente de acordo com a lei. Quando o autor diz que os abusos são inevitáveis, ele está dando carta branca à polícia para praticar crimes.

3) Terceiro parágrafo: a) os brasileiros não são contra os direitos humanos. A pesquisa mostra, isto sim, que eles consideram que os direitos humanos estão sendo desvirtuados, pois beneficiam mais os criminosos do que suas vítimas. b) “Na terra tupiniquim” é uma expressão inadequada ao tom que a linguagem de uma dissertação deve ter. c) No resto do parágrafo o autor faz afirmações que não comprova e que são apenas opiniões e não fatos. Além disso, a sintaxe está truncada.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 100
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 100
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 100
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 100
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 100
Nota final 500

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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