REDAÇÕES CORRIGIDAS - Março/2016 Carta-convite: discutir discriminação na escola
Comício objetivando a convivência pacífica a todos
Venho através Venho, por meio desta carta, comunicar convidar a todos que fazem parte da comunidade escolar, e ou interessados escolar e outros interessados, para organizarmos discussão a respeito da conscientização de etnias e de grupos sociais, a fim de homologar a promoção da harmonia entre todos.
Advertindo o mais breve possível nos reunirmos para tal debate, pois as intolerâncias preconceituosas são recorrentes. É extremamente necessário e fundamental termos em mente o bom discernimento para a boa conduta, sabendo respeitar o espaço alheio alheio, assim como queremos recíprocamente reciprocidade.
Comentário geral
Texto muito fraco. Não é propriamente uma carta, mas um bilhete e, para piorar, mal redigido. Não bastassem os muitos problemas de linguagem num texto tão breve, o autor não parece ter entendido que a convocação é para discutir a discriminação, especialmente em relação às diferenças de gênero. De resto, ele não consegue explicar com correção e clareza as ideias que pretende transmitir.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: o quê, exatamente, o autor tenta dizer com a frase em vermelho? Trata-se de discutir o preconceito, visando a conscientizar a todos sobre a necessidade de tolerância e de desenvolver ações que promovam a convivência pacífica entre pessoas diferentes. Mas não é isso o que está dito nas palavras do autor da redação.
2) Segundo parágrafo: a) A expressão advertir o mais breve possível não faz sentido. Aparentemente, o autor sugere que a reunião seja marcada o mais breve possível, mas nem lhe passa pela cabeça sugerir uma data e um local, de modo que o convite efetivamente não se realiza. b) Extremamente necessário e fundamental é um exagero. O complemento, no entanto, é quase um absurdo, por ser tão vago. Bom discernimento para a boa conduta? Trata-se de algo sobre o que não há propriamente um consenso. Por exemplo, os agressores de homossexuais podem considerar certo o que fazem, do contrário não agiriam assim.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
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