Comício objetivando a convivência pacífica a todos

NOTA 1,0

Venho através Venho, por meio desta carta, comunicar convidar a todos que fazem parte da comunidade escolar, e ou interessados escolar e outros interessados, para organizarmos discussão a respeito da conscientização de etnias e de grupos sociais, a fim de homologar a promoção da harmonia entre todos.

Advertindo o mais breve possível nos reunirmos para tal debate, pois as intolerâncias preconceituosas são recorrentes. É extremamente necessário e fundamental termos em mente o bom discernimento para a boa conduta, sabendo respeitar o espaço alheio alheio, assim como queremos recíprocamente reciprocidade.

Comentário geral

Texto muito fraco. Não é propriamente uma carta, mas um bilhete e, para piorar, mal redigido. Não bastassem os muitos problemas de linguagem num texto tão breve, o autor não parece ter entendido que a convocação é para discutir a discriminação, especialmente em relação às diferenças de gênero. De resto, ele não consegue explicar com correção e clareza as ideias que pretende transmitir.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: o quê, exatamente, o autor tenta dizer com a frase em vermelho? Trata-se de discutir o preconceito, visando a conscientizar a todos sobre a necessidade de tolerância e de desenvolver ações que promovam a convivência pacífica entre pessoas diferentes. Mas não é isso o que está dito nas palavras do autor da redação.

2) Segundo parágrafo: a) A expressão advertir o mais breve possível não faz sentido. Aparentemente, o autor sugere que a reunião seja marcada o mais breve possível, mas nem lhe passa pela cabeça sugerir uma data e um local, de modo que o convite efetivamente não se realiza. b) Extremamente necessário e fundamental é um exagero. O complemento, no entanto, é quase um absurdo, por ser tão vago. Bom discernimento para a boa conduta? Trata-se de algo sobre o que não há propriamente um consenso. Por exemplo, os agressores de homossexuais podem considerar certo o que fazem, do contrário não agiriam assim.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 0,5
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0,5
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,0
Nota final 1,0
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

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