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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Março/2016 Carta-convite: discutir discriminação na escola

Redação corrigida 800

Companheiros (as) da comunidade escolar,

Inconsistente Erro Correção

Cumprimentamo-vos com grande apreço e entusiasmo. Trazemos nesta carta a intenção de mobilizá-los em favor de uma causa importantíssima: a paz dentro de nossa escola. Convidamo-vos a participar do debate que ocorrerá no dia 30 deste mês, no auditório da escola, e que terá como tema "a diversidade sexual e a discriminação" e como objetivo a busca por soluções de conflitos envolvendo tais temas.

A comunidade escolar tem enfrentado dificuldades ao promover a união entre os alunos. Você, como amigo da escola, tem papel fundamental nesta luta. É muito importante cultivar a aceitação e a amistosidade camaradagem entre os colegas estudantes, para que a escola seja um lugar de segurança e amizade, e não de hostilidade. Além disso, nossa preocupação é de que a educação seja fundamentalmente pautada na igualdade e no respeito, garantindo que as novas gerações de cidadãos sejam mais fraternais e tenham seu espírito aberto à diversidade, seja esta de qual caráter for. Entendendo tais princípios, esperamos que você, aliado de nossa comunidade, compreenda a importância de sua ação nesses sentidos.

Ademais, esperamos que você traga ideias e pontos de vista que incrementem nossa discussão acerca da diversidade sexual e de gêneros. Esse será um debate muito importante da perspectiva social, sendo assim, não tenha medo de solucionar suas dúvidas e participar da reunião. Este assunto polêmico deve ser explorado em nossa comunidade escolar para que você, parte dela, conviva em um ambiente mais pacífico e acolhedor.

Desta forma, aguardamos sua presença e envolvimento no evento, pois estimamos sua opinião e participação, e assumimos que você compreenda seu papel essencial.

Saudações cordiais,

Escola

Comentário geral

Texto correto, sob o ponto de vista da proposta, bem escrito, com poucos problemas de linguagem e nada de muita gravidade. Segue uma estrutura dissertativa e argumenta tanto em favor da tolerância, quanto da importância da participação do destinatário. Os problemas pontuais não chegam a prejudicar o conjunto da redação.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) O uso da 2a. pessoa do plural não tem razão de ser, principalmente quando o autor começa usando vós e logo a seguir passa para você. Melhor seria ter usado este último pronome, mais empregado no português do Brasil. b) Há frases totalmente inusitadas e distantes do uso corriqueiro do idioma: Trazemos nesta carta a intenção de mobilizá-los quer dizer simplesmente queremos com esta carta mobilizá-los...

2) Segundo parágrafo: inventar palavras, como amistosidade, é um procedimento inadequado. Até porque existem palavras no idioma que dão conta do mesmo significado. Notar que nesse parágrafo o vós foi substituído completamente pelo você.

3) Terceiro parágrafo: a) Por que importante do ponto de vista social? Que benefício imediato o debate trará à sociedade brasileira? Parece mais coerente dizer que ele tem importância no contexto da escola que o convoca. b) Por que alguém haveria de ter medo de solucionar suas dúvidas? Em que sentido ou pensando em quê o autor coloca essa questão?

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 150
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 200
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 150
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 200
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 100
Nota final 800

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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