REDAÇÕES CORRIGIDAS - Outubro/2015 O sucesso vem da escola ou do esforço individual?
Comprometimento Escolar e Individual
Eu acredito que os dois são muito importantes e um complementa o outro.
O sucesso da Escola escola deve-se a à convivência social, acesso a outras culturas e professores com qualificação e comprometimento.
Convivência social: Aprende aprendemos a conviver com pessoas com características diferentes, credos diferentes e outro tipo de educação, essa convivência faz com que nos tornemos mais tolerantes e menos preconceituosos.
Acesso a outras Culturas: Temos temos muito preconceito com outras culturas culturas, pois não conhecemos, mas na escola nos ensinam que não é assim que sempre temos algo a aprender com o outro.
Por outro lado lado, o esforço individual nos mostra que é possível alcançar nossos sonhos e metas, através de interesses, curiosidades pessoais e comprometimento.
Curiosidades pessoais: Aprender aprender novos idiomas, se especializar em algo que ama fazer.
Comprometimento: Definir uma meta e não desistir até alcança-la alcançá-la.
Comentário geral
O texto fica todo marcado em vermelho para evidenciar que ele é equivocado desde a sua concepção, pois não é uma dissertação, mas um esquema que, para se transformar numa dissertação, precisaria ser desenvolvido, não simplesmente com a explicação dos conceitos usados pelo aluno (convivência social, acesso a outras culturas, etc.), mas com a apliação desses conceitos na demonstração de uma tese. O aluno se limita a dar opiniões e tentar explicar os termos que usou para expressá-las. Isso não é dissertar e, por conseguinte, demonstra uma completa incompreensão da proposta. Não há como dar outra nota ao texto além de zero: seria possível dar meio ponto nas competências 1 e 2, pois nota-se um uso razoável do idioma e percebe-se que o aluno abordou o tema, mas esses aspectos são anulados pelo texto como um todo, que, na verdade, não chega a ser um texto. Aliás, note-se que o aluno começa referindo-se à pergunta que sintetiza a proposta. Isso é um grande equívoco. A redação não pode começar como uma resposta a uma questão. Não há uma introdução e, para piorar, nem desenvolvimento e nem conclusão.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
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