Condições favoráveis

NOTA 1,0

O mosquito Aedes aegpti, vem aegypti vem sendo um problema para a população e o governo. Mais Mas, por causa de alguns fatores, o Brasil não consegue acabar com o mosquito da dengue.

Muitas pessoas deixa acumula deixam acumular água parada em suas casas, o crescimento da população e a falta de infraestrutura dos grandes centros urbanos. Também o clima nos meses de verão é um dos agravantes do aumento na taxa de reprodução do mosquito.

Não é possível a erradicação da dengue. So podemos ter o controle do mosquitos. Ser nós fizemos nossa parte, que é não deixa acúmula deixar acumular água parada. E também o governo fazer novas coisas para combater a dengue.

Comentário geral

Texto muito fraco, que se limita a fazer afirmações, sem as devidas justificações, num português sofrível e distante da norma culta. Há erros inadmissíveis para um estudante no final do Ensino Médio. Não há argumentação e nem uma estrutura dissertativa, senão sob uma forma embrionária, isto é, trata-se quando muito de um rascunho de dissertação. Nesse sentido, pode-se dizer que o autor teve alguma compreensão do que lhe foi proposto, mas desenvolveu isso de um modo superficial e insuficiente.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: começa com uma vírgula separando o sujeito do predicado e prossegue usando mais no lugar de mas, o que já demonstra um domínio precário do idioma. Além disso, a declaração é simplista e superficial.

2) Segundo parágrafo: a) a expressão deixar acumular água parada se repete duas vezes num texto muito curto, denotando uma pobreza de vocabulário. Para piorar, nas duas vezes, elas são grafadas incorretamente. b) A primeira oração não tem lógica, nem sintaxe. c) Todo o parágrafo é, quando muito, uma exposição de fatos e não uma argumentação.

3) Terceiro parágrafo: fazer novas coisas é mais do que generalizar e simplificar em excesso. Fazer que coisas novas? Quais são essas coisas? Isso é o mínimo que o redator deveria dizer.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 0,5
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0,5
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,0
Nota final 1,0
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos