Conscientizar para erradicar
No Brasil, há uma diversidade imensa de religiões, que vai desde a católica, que abrange cerca de 64℅ da população, até a do candomblé que apresenta 0,3℅ de seguidores. Esses dados são de acordo com o são dados do censo do IBGE de dois mil e dez (2010) 2010.
Diante desses pontos pontos, é fundamental perceber que a intolerância deve ser tratada como uma regra, que não pode ser rompida rompida, já que muitos passam do limite quando o assunto é "aceitar" a religião do próximo. Agredir, descriminar discriminar alguém por conta de sua religião é um crime, mas mas, por conta de não ser tão abordado na mídia mídia, muitos se calam com receio que aconteça algo.
Dessa forma forma, é possível perceber que é necessário são necessárias ações que possam amenizar este fato. É preciso que o governo juntamente c a mídia, criem com a mídia criem propagandas que abordem esse tema tema, deixando bem explícito que a há leis que punem esse tipo de crime. Colocar o número de denúncia em locais estratégicos como: hospitais, prefeituras, órgãos públicos. Também é uma opção viável. como hospitais, prefeitutas e órgãos públicos também é uma opção viável Informar a população é o melhor meio para erradicar este esse crime.
Comentário geral
O texto começa bem, apresentando a opinião de um escritor importante, o argumento de que devemos respeitar, mesmo que critiquemos, e citando dados estatísticos acerca de duas religiões no Brasil. Contudo, o terceiro parágrafo – que deveria ser o núcleo da dissertação – é uma enorme confusão, como veremos nos aspectos pontuais.
Aspectos pontuais
1) Segundo parágrafo: não se usa escrever o ano por exetenso, mas com algarismos e é despropositado escrever por extenso e colocar o algarismo entre parênteses. Esse recurso é típico de documentos jurídicos e econômicos, mas para outros tipos de cifra, não para a data.
2) Terceiro parágrafo: a) Começa de modo ambíguo: diante de que pontos? Os pontos percentuais do parágrafo anterior ou os vários pontos apresentados nos dois parágrafos anteriores? b) Supondo que o autor fale dos pontos percentuais, o fato de uma maioria professar uma religião e uma minoria professar outra não implica necessariamente que a intolerância deva ser regra e que seja impossível mudá-la. Para isso existem as leis sobre crimes de ódio. c) Aliás, é a existência de leis, que punem os agressores, muito mais relevante para coibir essas atitudes do que a mídia dar destaque aos fatos, aliás, até porque isso não é verdade, quando os fatos ocorrem, a mídia costuma mostrá-los.
3) Quarto parágrafo: não se trata de amenizar, mas de impedir que tais fatos ocorram.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.