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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Setembro/2019 Preservação da Amazônia: Desafio brasileiro ou internacional?

Redação corrigida 600

Cooperação Mundial

Inconsistente Erro Correção

O controle das queimadas na região amazônica é, sim, um desafio internacional, porém porém, há que se respeitar a soberania do estado brasileiro no que diz respeito ao seu território.

Porém lideres Porém, líderes políticos do atual governo defendem a ideia de que o Brasil não precisa da intervenção internacional para controlar as queimadas na região amazônica e que esse interesse em intervir, de outros países países, como a França França, por exemplo, trata-se de um complô para que o Brasil perca a soberania sobre a região amazônica e consequentemente e, consequentemente, o seu direito de exploração.

Entretanto Entretanto, o fundo amazônico criado para auxiliar as "ong's" ONGs que trabalham com a preservação e combate a queimadas na região amazônica, custeado por alguns países europeus, é a prova cabal de que os recursos internacionais são importantes para o governo brasileiro. Nesse sentido sentido, basta observar que a suspenção suspensão desse fundo por parte dos países colaboradores, devido a uma reformulação na politica política ambiental por parte do atual governo, resultou no aumento no aumento das queimadas, visto que as "ong's" ONGs ficaram sem recursos para auxiliar os órgãos responsáveis. Isso levou o governo a tomar medidas emergências emergenciais: emissão de decreto presidencial suspendendo as queimadas, ainda que legais, e o envio das forças armadas para auxiliar no combate as queimadas.

Portanto Portanto, fica evidente a necessidade do apoio de outros países na preservação da região amazônica amazônica, respeitando, sempre, a soberania do estado brasileiro.

Comentário geral

Texto razoável, pois o autor sabe comunicar com clareza suas ideias. Todavia, em termos de conteúdo, o texto é superficial e demonstra um conhecimento pequeno do assunto em questão.

Competências

  • 1) A linguagem é razoável e o autor sabe se comunicar por escrito, mas há um número considerável de erros de gramática, corrigidos em verde, entre os quais "suspenção", que é um erro crasso. De resto, em vermelho, assinalam-se as palavras e expressões repetidas muito próximas umas das outras.
  • 2) O texto praticamente não tem introdução. O breve primeiro parágrafo expõe a tese do autor, que já entra abruptamente na argumentação. Na abordagem, assinale-se que o autor explica a necessidade de intervenção estrangeira, respeitada a soberania nacional. No entanto, o autor não deixa claro de que modo intervenção e soberania podem ser conciliadas. A conclusão do texto é coerente, mas não apresenta propriamente uma sugestão de intervenção que deveria ajustamente apresentar uma proposta de como conciliar intervenção e soberania.
  • 3) Formalmente, o autor constrói uma argumentação válida. Em termos de conteúdo, porém, ela deixa a desejar. O texto apresenta razões para provar que os recursos internacionais são necessários, mas não explica por que o governo brasileiro resolver rejeitar esses recursos e, mesmo sem eles, interveio para tentar solucionar o problema.
  • 4) Na repetição de palavras já assinalada, note-se a repetição de conjunções adversativas no primeiro, segundo e terceiro parágrafo, evidenciando um repertório escasso desses recursos.
  • 5) Não há sugestão de intervenção, conforme já assinalado.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 120
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 120
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 120
Nota final 600

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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