Topo

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez



REDAÇÕES CORRIGIDAS - Agosto/2015 Forma física, corpo perfeito e consumismo

Redação corrigida 750

Corpo perfeito: sonho ou psicose ?

Erro Alteração Correção

Esteriótipos Estereótipos de beleza, seja ela masculina ou feminina feminina, são comum na sociedade desde séculos passados. Na literatura fica bem claro o tipo de mulher e seus dotes físicos valorizados em cada movimento literário. Entretanto, nos últimos tempos tempos as pessoas têm encarado o padrão de beleza como algo primordial e peculiar em suas vidas.

Os recentes acontecimentos evidenciam que as pessoas têm mudado seus ideais de vida, seus objetivos, colocando seu alvo maior como o corpo perfeito, submetendo-se a cirurgias desnecessárias, horas longas longas horas de academia e dietas absurdas, pondo sua saúde em risco.

Toda essa idealização valorização da beleza física não se propagou a à toa; a mídia mídia, através da televisão e da internetinternet, tem disseminado padrões dia-a-dia diariamente, dando evidência maior a à beleza, ao corpo escultural, incentivando cada vez mais adolescentes, jovens e adultos a encararem esse novo modo de vida, juntamente também com a medicina voltada a para a estética que que, com a ajuda da tecnologia tecnologia, tem lançado no mercado novas técnicas, novos produtos, como o botox, a lipoaspiração, a bichectomia, o hidrogel, entre outros; incentivando também ao consumismo exagerado.

É impresindível imprescindível insistir no fato de que a saúde é muito prejudicada nesse meio por esses procedimentos. Nessa caminhada pela busca do corpo perfeito perfeito, muitos adquirem danos a à saúde física física, como infecções e alergias, que às vezes levam a morte. Toda via Todavia, não é só saúde física que tem complicações, mas também a saúde mental, pois certas pessoas ficam tão obsecadas pelo tal objetivo, que desenvolvem um certo tipo de psicose, e na tentativa do de alcançar o corpo ideal recorrem a meios ílicitos, ou golpistas meios ilícitos ou a golpistas.

Nesse sentido pode-se presumir que vivemos hoje a "era da futilidade", pois em meio a tantos problemas que a tempos são combatidos e têm importância maior, as pessoas voltam-se para si mesmas mesmas, para sua satisfação pessoal. Em suma suma, talvez se houver uma maior propagação dos inúmeros riscos a saúde, e dos danos causados a à sociedade, as pessoas "caiam na real".

Comentário geral

Texto bom, prejudicado por pequenos deslizes pontuais e por uma questão de conteúdo: a falta de exemplos que deixem claras as afirmações feitas pelo autor, em especial no segundo parágrafo. De resto, a solução proposta é no mínimo superficial, pois a imprensa já tem denunciados os problemas de saúde, como o da modelo Andressa Urach. Há várias outras ideias que poderiam ter sido apresentadas.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: peculiar aí não faz o mínimo sentido. O que o autor queria dizer, ele já disse com o primordial. Ou seja, colocar a beleza em primeiro lugar. Peculiar significa: relativo a pecúlio ou próprio de algo ou de alguém. Por exemplo: escrever de um modo peduliar, só seu.

2) Segundo parágrafo: Que recentes acontecimentos? É preciso dar exemplo, explicar que acontecimentos são esses.

3) Terceiro parágrafo: por não se propagou à toa, o autor quis dizer que esse problema não veio do nada. Ou seja, há responsáveis por essa propagação, como ele mesmo apontou a seguir.

4) Quinto parágrafo: já comentado no Comentário geral. É tão breve e superficial a sugestão de solução do problema, que não há como dar mais de 0,5 ponto para ela.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 150
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 200
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 150
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 200
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 50
Nota final 750

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.