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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Setembro/2019 Preservação da Amazônia: Desafio brasileiro ou internacional?

Redação corrigida 600

Corrigindo erros

Inconsistente Erro Correção

Em uma primeira análise, ressalva-se ressalte-se a importância dos laços internacionais para a preservação dos interesses brasileiros, no brasileiros. No mundo globalizado sobra pouco espaço para individualismos, pois pois, mais do que nunca, questões quanto a à preservação ambiental se tornaram mundiais, devendo as nações trabalharem juntas para se alcançar alcançar meios eficazes de proteção das diversas áreas florestais.

Considerando a prévia colocação esses aspectos, é de interesse brasileiro que esses laços internacionais sejam fortalecidos, pois planos de proteção como o acordo de Paris são de amplo interesse brasileiro, já que nosso país possui algumas das maiores reservas florestais do mundo. A manutenção desses laços significa reconhecer a gravidade do problema e aceitar incentivos direcionados a sua solução.

Levando isso em conta, a questão da soberania que foi posta na balança se torna irrelevante, já que o interesse da preservação é tanto nosso quanto dos demais países, e os incentivos fortalecem também a economia pois o país sustentável se torna turisticamente atraente para a população mundial.

Em uma última análise, reforça-se que não é a soberania nacional que está em jogo, mas a imagem do Brasil como país capaz de tomar decisões racionais. É necessário que a população demonstre sua postura e influencie nas decisões dos nossos representantes para uma boa manutenção de laços internacionais com consequências benéficas a longo prazo mundial e nacionalmente, pois afinal pois, afinal, como refletia disse Confúcio, "não corrigir os erros do passado é o mesmo que cometer novos erros".

Comentário geral

Texto razoável, mas o autor se esforça para abordar o tema por meio de um reducionismo quase matemático, calculando os prós e contras da solução nacionalista e da internacionalista, que ele defende. Infelizmente, não é tão simples fechar uma conta como essa.

Competências

  • 1) Além dos erros gramaticais corrigidos em verde, a linguagem tem problemas de redundância no uso de expressões como "laços internacionais" e "interesse brasileiro" e nos próprios recursos coesivos com que todos os parágrafos se iniciam.
  • 2) Há uma compreensão muito superficial do tema. Além disso, em termos de estrutura, vale notar que não existe uma introdução propriamente dita. Literalmente, o autor já começa "analisando" um problema que ele nem sequer mencionou, por considerar que o leitor já sabe qual ele é. Uma redação deve ter autonomia, a ponto de poder ser lida e entendida até por quem não sabe qual foi a proposta que a fez ser escrita.
  • 3) Os argumentos são muito subjetivos e superficiais. O autor não define conceitos básicos, que lhe parecem evidentes, mas não são. Por exemplo, "laços internacionais". A expressão é vaga. O Brasil não vai romper os laços com todos os países do mundo por não aceitar a proposta de internacionalização da Amazônia. Há também equívocos conceituais, como falar em "individualismo" para países. O certo seria "nacionalismo". Há ainda desconhecimento do que significa, efetivamente, soberania de uma nação e uma relativização do conceito de "interesses nacionais". Tudo é abordado por um ponto de vista simplista, como é o caso de considerar que a internacionalização favoreceria o turismo. Contudo, formalmente, a argumentação como um todo se salva.
  • 4) Vale notar o uso coloquial dos recursos coesivos no início de cada parágrafo e na redundância que existe naqueles que dão início ao segundo e ao terceiro parágrafo.
  • 5) Primeiramente, o autor diz que a soberania é irrelevante, mas a seguir diz que não é a soberania que está em jogo, o que não é verdade, está em jogo, sim, é o cerne da proposta de redação: soberania de um lado e proposta de internacionalização de outro. Tirando esse equívoco e considerado o caráter simplista do raciocínio do autor, há validade na proposta de solução.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 120
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 120
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 120
Nota final 600

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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