Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Agosto/2019 Criptomoeda: tecnologia e revolução econômica

Redação corrigida 560

Criptomoeda: um passo precipitado

Inconsistente Erro Correção

A tecnologia tem crescido tem se desenvolvido muito nos últimos anos e possibilitou evoluções em inúmeras várias atividades e áreas na qual em que temos contato, inclusive na economia. Mas toda essa evolução não parou nos caixas eletrônicos e internet bankings, recentemente temos ouvido falar da moeda digital ou a criptomoeda criptomoeda, que está crescendo e e, em passos curtos curtos, conquistando seu espaço no mundo.

Podemos afirmar que a criptomoeda traz vantagens interessantes, como a praticidade no momento de usar seu "dinheiro" dinheiro, para fazer algum tipo de troca no nosso mundo capitalista capitalista, e a dificuldade de roubo. Entretanto, há desvantagens que provocam uma reflexão profunda sobre o uso da criptomoeda neste momento. O acesso ao novo sistema monetário seria através da internet, mas nem todos os países estão prontos para isso. No Brasil, por exemplo, pouco mais de sessenta por cento da população tem acesso à internet, isso significa que parte da população teria mais dificuldades em termos de poder aquisitivo por não ter acesso à internet.

Outra grande preocupação seria o fim dos bancos, esse bancos. Esse acontecimento aumentaria demasiadamente o número de desempregados, causando maior desigualdade e miséria nos países, principalmente os emergentes. Além disso, há também as questões de segurança, quanto mais a internet cresce e ganha valor, mais hackers bem capacitados aparecem, o que coloca em risco a segurança do dinheiro virtual e também de dados pessoais.

Todavia, a criptomoeda seria um ótimo sistema monetário quando se pensa em um futuro, onde em que os países já estejam bem desenvolvidos e igualados em termos como empregabilidade e meios de comunicação, caso contrário comunicação. Caso contrário, o processo dificultaria ainda mais a inclusão de diversos países emergentes na globalização. Como disse Yla Fernandes "é preciso subir degrau por degrau, não se chega lá em cima sem passar por cada etapa". Para o bom funcionamento da criptomoeda é necessário que problemas mais simples sejam resolvidos.

Diante das informações apresentadas apresentadas, seria interessante, caso a implantação do novo sistema monetário se torne uma meta global, que os países, junto com órgãos competentes, como o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, Ministério da Economia e Ministério da Educação, no caso do Brasil, invistam no desenvolvimento de profissões futuras, aumentem a porcentagem de acesso à internet de qualidade dentro dos países e trabalhem a preparação e adaptação dos funcionários de bancos à criptomoeda evitando futuras crises econômicas.

Comentário geral

Texto mediano, prejudicado por uma contradição e por uma proposta de intervenção genérica.

Competências

  • 1) Linguagem razoável, que pende para o informal e o coloquial. Há problemas gramaticais corrigidos em verde.
  • 2) A compreensão do tema é questionável, pois não considera o aspecto revolucionário da tecnologia, pelo contrário, afirma que a criptomoeda deveria ser introduzida gradualmente, para não provocar uma revolução no mundo do trabalho.
  • 3) Os argumentos deixam a desejar, em termos de conteúdo, mas o aluno soube construir uma argumentação. Em vermelho, assinalamos uma contradição sobre segurança e insegurança das criptomoedas, que "dificultam o roubo", mas são vulneráveis a hackers. No terceiro parágrafo, o autor se refere a "problemas simples", sem explicar que problemas são esses.
  • 4) Mesmo com a limitação da linguagem informal escrita, o autor consegue usar recursos coesivos e construir uma argumentação.
  • 5) A proposta de intervenção é vaga e genérica, sem falar que o autor se tem dificuldade para falar ao mesmo tempo do Brasil e de outros países. Por fim, caberia explicar o que são essas "profissões futuras".

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 120
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 120
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 560

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.