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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Agosto/2019 Criptomoeda: tecnologia e revolução econômica

Redação corrigida 480

Criptomoeda

Inconsistente Erro Correção

A forma como usamos, damos, emprestamos dinheiro está ficando obsoleta. Assim como a tecnologia evolui e se atualiza, nosso dinheiro também pode mudar. Com a criação do bitcoin, em 2009, surgiu um novo tipo de moeda - a criptomoeda, que possibilita usarmos tanto que pode ser usada em compras e vendas on-line. Essa moeda virtual pode representar uma verdadeira revolução revolução, reduzindo o poder dos governos na economia e, simplesmente, abolindo as instituições bancárias.

Portanto, com esse modelo funcionando em todo o mundo torna o atual mundo, o atual se torna totalmente retrógrado ultrapassado, substituindo as agências por computadores e banco de dados, e proporcionando uma nova experiência a todas as pessoas e facilitando a comercialização. Tendo em mãos um programa para controlar o fluxo de suas bitcoins, suas contas, finanças, entre outras coisas coisas, tudo fica mais simples e tudo de imediato imediato.

O Blockchain, a ferramenta destacada acima acima, veio para isso, com seu modelo mais seguro que o atual, que funciona por agências. Esse equipamento possibilita a à pessoa controlar tudo em seu Blockchain. Mas, com toda certeza que certeza, o governo e os banqueiros barrariam essa revolução, por tirarem a sua fonte de seus trabalhos renda. Sua utilidade será de muita ajuda, beneficiando todas pessoas nessa revolução.

Portanto, todo esse modelo das criptomoedas e Blockchain será uma ótima alternativa para facilitar a vida das pessoas, sem ter que ir as agências para ver o que ocorreu com sua conta, podendo fazer isso de sua própria casa ou do local onde estiver. Por isso, essa revolução será muito bem-vinda pela maioria, e regeitada rejeitada pelos que dependem do modelo atual para viver, ao a menos que se ajustem e adaptem para essa Nova Era nova era.

Comentário geral

O texto deixa a desejar, sobretudo em termos de conteúdo: o autor afirma que as criptomoedas trouxeram o dinheiro para o mundo virtual, o que não é verdade. Os bancos convencionais e seus clientes já utilizam a internet desde meados da década de 1990.

Competências

  • 1) De um modo geral, a linguagem está razoável, mas há deslizes que levam o autor a equívocos conceituais. Por exemplo, logo na primeira frase, ele diz que a forma como usamos o dinheiro está mudando. Não é bem assim, seja com papel-moeda, com cartões de plástico ou criptomoedas, o dinheiro continuará a ter a mesma utilização atual, servindo para comprar, vender, aplicar, emprestar, etc. Além disso, vale mencionar a referência sobre Blockchain, "ferramenta destacada acima", que simplesmente não foi nem mencionada acima. A última frase do mesmo parágrafo em que isso ocorre está desconectada sintaticamente do que foi dito anteriormente.
  • 2) Os equívocos conceituais prejudicam o desenvolvimento do tema e demonstram que o autor não entendeu muito bem o que são as criptomoedas, como se verá a seguir.
  • 3) Vale notar que, ao falar do uso dos computadores e da internet, para movimentar ou controlar finanças, o autor está falando de coisas que já aconteciam antes do surgimento das criptomoedas. Desde meados da década de 1990, já era possível acessar contas bancárias pela internet, ver saldo, transferir valores, etc. Blockchain é uma forma de controle descentralizado da movimentação de criptomoedas. Não é propriamente através dela que os usuários vão controlar suas finanças, mas por meio de carteiras virtuais.
  • 4) A redação se divide equivocadamente em dois blocos em que o autor expõe fatos e, a seguir, expõe conclusões introduzidas pela conjunção "portanto". Falta unidade, coesão, ao texto.
  • 5) A conclusão também é equivocada pelos erros conceituais já mencionados anteriormente.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 120
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 80
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 80
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 480

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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