Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Agosto/2019 Criptomoeda: tecnologia e revolução econômica

Redação corrigida 760

Criptomoedas: investimento de alto risco

Inconsistente Erro Correção

O crescimento da quantidade de negociações com criptomoedas e a recente valorização dessas moedas virtuais nos mercados financeiros demonstra demonstram o potencial que tal tecnologia tem para chamar a atenção na economia mundial. A característica mais marcante das criptomoedas é o fato de elas serem criadas e gerenciadas sem nenhuma intervenção estatal ou bancária. E é justamente isso que será o obstáculo que as impedirão impedirá de se tornarem uma revolução econômica.

Um dos aspectos mais avaliados por investidores investidores, antes de eles fazerem qualquer investimento ou transação financeira financeira, é o risco. Uma prova disso está no fato de que os países de primeiro mundo, que possuem economias mais estáveis, são os principais destinos de investimentos internacionais, mesmo proporcionando menores rentabilidades. Ou seja, há uma regra no mercado financeiro, que faz com que quanto menor o risco de um investimento, menor a rentabilidade proporcionada. Ao proporcionada, ao passo que, quanto maior o risco, maior a possibilidade de lucro. Isso explica o fato de que moedas virtuais, como o bitcoin, estiveram entre as maiores altas nas negociações mundiais nos últimos anos, uma vez que pouco se sabe sobre como são controladas, além de não oferecerem nenhuma garantia e sofrerem, constantemente, a ação de "rackers" "hackers".

Por outro lado, as instituições financeiras possuem grande credibilidade, não só por serem um sistema financeiro criado há séculos, mas também pelo fato de investirem muito na segurança das aplicações que controlam. No Brasil, por exemplo, uma pessoa que possui uma conta em um banco ou em uma corretora de investimentos, além de contar com proteções contra fraudes e roubos, ainda possui garantia do Banco Central. Além do mais, é notória a capacidade que os grandes bancos possuem de influenciar o mercado financeiro e, assim, mesmo que investimentos em criptomoedas se tornem menos inseguros e, por conseguinte, mais populares entre os investidores, os banqueiros ainda terão poder para atraírem a atenção nesse mercado, por exemplo, oferecendo opções mais rentáveis.

Dessa forma, fica claro que as criptomoedas são vistas mais como um investimento de alto risco do que uma possível transformação econômica, que preocuparia governos e banqueiros. Mesmo que exista a possibilidade de essas moedas virtuais se tornarem mais atrativas para os investidores, o sistema financeiro tradicional, com a capacidade que possui de evoluir, estará sempre à frente no mercado mundial.

Comentário geral

Texto bom, que deixa um pouco a desejar em termos de conteúdo, pois o autor faz uma análise superficial e limitada do tema.

Competências

  • 1) Texto bem escrito, com problemas pequenos e de pouca gravidade, exceto os erros de concordância que se repetem no primeiro parágrafo.
  • 2) O autor compreendeu o tema e soube desenvolvê-lo numa dissertação, com argumentos defendendo seu ponto de vista.
  • 3) A argumentação é consistente, mas superficial. O autor não demonstra perceber todas as implicações decorrentes da nova tecnologia em questão, nem parece ter atentado à coletânea de textos que acompanha a proposta.
  • 4) As partes do texto estão articuladas, mas o uso de recursos coesivos deixa a desejar. Note-se, por exemplo, que não existe um elemento linguístico que faça o nexo entre o primeiro e o segundo parágrafos.
  • 5) Conquanto a conclusão seja coerente com o texto, o autor nem pensa no tema criptomoedas como um problema de modo que não faz proposta de intervenção.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 160
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 160
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 160
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 160
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 120
Nota final 760

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.