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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Julho/2019 A ciência na era da pós-verdade

Redação corrigida 100

Crise na credibilidade

Inconsistente Erro Correção

É de fundamental importância destacar, de destacar como a ciência transformou-se no mundo atualmente atual. Por esse motivo, a era da pós-verdade influenciou um grupo de pessoas, governos, instituições sociais e meios de comunicação. Isso aconteceu, porque muitos ocorridos são questionados, sem saber a verdadeira certeza. De uma forma ou de outra, os indivíduos desconfiam e acabam comentando sobre temas diversos.

Pode-se mencionar também como exemplos, a terra, vacinas, vírus de HIV e espécies. Nesses fatos citados, as vacinas ressaltam de maneira mais ampla, por ser um fato preocupante, já que trata de saúde.

Em uma segunda análise, a tecnologia também está presente, pois o uso da internet é excessivo e fatores como boatos e mensagens falsas podem ser criados e divulgados por meio da mesma, comprometendo a afirmação. Muitos métodos científicos são utilizados para experimentos, atividades e testes abrangentes do determinado conteúdo. Além disso, alguns casos são comprovados e esclarecidos.

Conclui-se por meio desses aspectos, que aspectos que a ciência da pós-verdade jamais será ignorada. Teorias e técnicas científicas precisam ser exploradas e realizadas para o melhor desenvolvimento e credibilidade do nosso planeta.

Comentário geral

Lamentavelmente, o texto é escrito de tal forma vaga e confusa, que quase nada se pode aproveitar dele para evitar um zero.

Competências

  • 1) Infelizmente, o autor não tem domínio suficiente da linguagem escrita a ponto de fazer afirmações que tenham conteúdo de fato. O que significa, por exemplo, dizer que a "ciência transformou-se no mundo atualmente"? Transformou-se em quê? Igualmente, o que significa, precisamente, dizer que "muitos ocorridos são questionados, sem saber a verdadeira certeza"?
  • 2) Quando muito, o autor tangenciou o tema. O leitor nota que ele está tratando do que foi proposto, mas não de modo claro o suficiente para se fazer entender. O autor tentou, mas não fez uma dissertação argumentativa.
  • 3) Não há argumentação propriamente dita. Não há sequer uma tese sobre a qual se argumentar.
  • 4) Igualmente, se não há argumentação, não há o que pontuar nesta competência.
  • 5) Que dizer de uma conclusão surrealista como "a ciência da pós-verdade jamais poderá ser ignorada"? O que é "ciência da pós-verdade", além de um entendimento equivocado do assunto sobre o qual a redação deveria versar?

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 80
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 20
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0
Nota final 100

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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