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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Junho/2019 Universidade em crise: quem paga a conta?

Redação corrigida 100

Crise na educação (1)

Inconsistente Erro Correção

O contingenciamento das verbas das universidades federais que foi anunciada anunciado pelo governo, prejudicou governo prejudicou vários setores. Gastos como contas de luz, água, compra de material básico, contratação de terceirizados e realização de pesquisas. Quase 5,8 bilhões foram bloqueados.

Hoje no Brasil existem quatro programas importantes para ajudar os estudantes a ingressar no ensino superior. São eles: Sisu, ProUni, Fies, Enem. Os dados gerais nacionais mostram que, nas universidades federais, 50,6% dos estudantes são de escolas públicas.

Estudantes, desde o jardim ao ensino médio, são preparados para concorrer a essas vagas. Questão essa, que foi discutida pelo governador da Bahia, que para melhorar o investimento em vários setores no Brasil, segundo ele, os pais de alunos que tenham condições de pagar uma universidade particular, que paguem por ela.

Já foi a época que só faculdade particular era boa, atualmente a mais concorrência por uma universidade pública do quer particular.

Bem, esperamos que esse contingenciamento seja cancelado o mais rápido possível, pois a população brasileira cresce cada dia mais. Que o acesso a educação seja para todos.

Comentário geral

Lamentavelmente, o texto é precário. Alguns corretores poderiam até lhe atribuir a nota zero. O autor demonstra que não sabe se comunicar por escrito, nem produzir um texto coerente e coeso.

Competências

  • 1) O autor mal consegue formular frases claras, de acordo com as regras da sintaxe. O exemplo mais evidente disso é o terceiro parágrafo, praticamente agramatical.
  • 2) O autor não soube desenvolver uma dissertação. Apenas ajuntou uma série de informações desconexas e equivocadas sobre o tema.
  • 3) Não há argumentação, pois as afirmações não se conectam nem compõem um raciocínio.
  • 4) Falta coesão ao texto, que é um conjunto de parágrafos isolados entre si.
  • 5) A conclusão é ilógica: qual a relação entre o contingenciamento circunstancial de verbas e o crescimento populacional do Brasil?

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 20
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 20
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 20
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 20
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 20
Nota final 100

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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