REDAÇÕES CORRIGIDAS - Agosto/2018 Redes sociais e manipulação política
Curral eleitoral virtual
Com o advento da revolução técnico-informacional técnico-informacional, o Brasil se encontra, como vários outros países, inserido no cenário global. Essa conquista conquista, por outro lado lado, vem acompanhada a uma outra realidade, que por sua vez manipula opiniões e até mesmo o destino de uma nação, que é a manipulação política por meio das redes sociais.
Objeto de Um estudo na da Universidade de Oxford, no Reino Unido, comprovou que há cerca de dez anos as redes sociais se tornaram uma ferramenta de manipulação política, vitimando recentemente o Brasil. Isso com o O bombardeamento de desinformações faz emergir uma massa manipulada, criando um curral eleitoral virtual.
Essa realidade realidade, fomentada por escândalos de corrupção, notícias falsas e propagação de informações sem fundamentos, em ano eleitoral, deixa o eleitor brasileiro inserido em uma guerra virtual de informação e contrainformação.
Para combater essa realidade realidade, o votante tem que demonstrar real interesse na causa publica pública, discriminando as informações informações, buscando maneiras de refutar questionar todo tipo de notícia recebida, ou até mesmo as confirmando em veículos de informações compromissados com a veracidade dos fatos.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: a) O autor começa mal: a globalização envolve todos os países do mundo, ou não é globalização. Então, falar que isso acontece no Brasil e em vários outros países é um equívoco. b) A globalização é uma conquista? De quem? c) Dizer que a “manipulação é uma realidade que manipula” é redundância.
2) Segundo parágrafo: “curral eleitoral virtual”, conforme já se apontou, a metáfora é boa, mas carece de explicações que a fundamentem.
3) Terceiro parágrafo: “Essa realidade”, que realidade? A do curral virtual eleitoral? Aparentemente, ela não é fomentada pelo mundo real (como os escândalos de corrupção), mas pelo mundo virtual das redes sociais. O autor aqui misturou coisas diferentes e incorreu numa contradição.
4) Quarto parágrafo: o trecho final não traz uma alternativa como o conectivo “ou” dá a entender. Só se pode questionar ou mesmo refutar uma notícia recebida, checando-a em fontes confiáveis. Os dois procedimentos são complementares e não alternativos.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.