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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Outubro/2019 Agrotóxicos ou defensivos agrícolas: dois nomes e uma polêmica

Redação corrigida 760

Defensivos agrícolas: uma expressão branda diante de um problema impactante

Inconsistente Erro Correção

Defensivos agrícolas: uma expressão branda diante de um problema impactante

O Brasil passou, na década de 70, pela revolução verde que inseriu o uso de compostos químicos nas plantações para garantir um bom desempenho do agronegócio. Como consequência, tais produtos começaram a ser utilizados em larga escala, sem a preocupação com os efeitos que essa conduta pode acarretar sobre a à saúde humana e o ao meio ambiente. Nesse contexto, fica claro que a ideia de substituir o nome "agrotóxico" por "defensivo agrícola" serve apenas para mascarar um problema de cunho sócio ambiental socioambiental.

À A princípio, cabe destacar que a ideia de proibir o uso do termo agrotóxico advém da do PL 6299 (PL = projeto de lei), elaborada pelo senador Blairo Maggi. Acerca disso, convém mencionar que tal PL prioriza mais os interesses do capital privado do que o bem-estar coletivo. Em outras palavras, o objetivo da referida proposta é flexibilizar o uso desses componentes nocivos à saúde humana - capazes de, segundo o Ministério da Saúde, provocar cânceres e até más formações nos fetos, em benefício dos latifundiários inseridos no do agronegócio. Com base nisso, essa esse PL desrespeita um o direito de ter uma saúde de qualidade garantido pela constituição Constituição, e por conseguinte, a sua execução sanção torna-se contestável.

Outrossim, é válido ressaltar também que, a que a mudança no nome para defensivo agrícola tenta descontruir desconstruir a imagem negativa vinda do termo agrotóxico e, assim, favorecer o agronegócio ao deixar a população na ignorância, procurando dissolver movimentos de resistência que são contra o uso indiscriminado de tais fitossanitários. Acerca disso, convém mencionar que os seus efeitos desses produtos não afetam só saúde humana, mas ao meio ambiente mas também o meio ambiente, à medida que contaminam o solo, a água e favorecem a extinção da fauna. Evidencia-se, assim, que o uso intensivo dos agrotóxicos não pode ser permitido, pois é prejudicial tanto do ponto de vista social como ambiental.

Cabe, portanto, ao Ministério Ambiente aos ministérios do Meio Ambiente e da Saúde promover debates sobre os impactos dos agrotóxicos na esfera ambiental e na saúde humana, no intuito de aumentar a pressão sob o congresso Congresso para que seja coibido coibida a flexibilização do seu uso. Somado a isso, o governo federal poderia ceder lotes de terras que não estão cumprindo sua função social e ajudar com subsídios as famílias camponesas, de modo que a agricultura familiar voltada à produção orgânica fosse estimulada. Resta saber se os governantes vão priorizar os interesses da população em geral ou apenas àqueles voltados aos aspectos econômicos.

Comentário geral

Texto bom, sem elementos estilísticos que permitam colocá-lo num grau de excelência. A argumentação deve ser mais bem fundamentada, com fatos concretos.

Competências

  • 1) Não há erros muito graves. O autor consegue se comunicar com clareza e fluência.
  • 2) O autor compreendeu o tema, tomou posição diante dele e deu um desenvolvimento adequado ao texto, seguindo a estrutura da dissertação argumentativa.
  • 3) A argumentação é razoável, mas o autor não se preocupa em apresentar fatos que fundamentem sua opinião. Ele diz que os "agrotóxicos" contaminam o solo e a água, bem como favorecem a extinção da fauna, mas não traz fatos concretos que indiscutivelmente comprovasseem essa afirmação.
  • 4) O autor demonstra saber usar os recursos coesivos e dar unidade a seu texto.
  • 5) O parágrafo final, bem alinhavado ao anterior, apresenta propostas de intervenção coerentes com a conclusão.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 160
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 160
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 160
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 160
Nota final 760

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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