REDAÇÕES CORRIGIDAS - Janeiro/2019 O Brasil e os imigrantes no mundo contemporâneo
Desafios de um país em desenvolvimento no contexto migratório contemporâneo
A imigração, que sempre fez parte da história e da formação dos povos, tem se tornado um problema de difícil solução. Tanto os países desenvolvidos, como os países em desenvolvimento, como o Brasil, têm encontrado diversos obstáculos na tentativa de normalizar os fluxos migratórios, cada vez mais frequentes e preocupantes.
Muitos são os motivos que levam milhões de pessoas ao redor do mundo a deixar seu país de origem, dentre os quais se destacam as crises econômicas, sociais e políticas, a exemplo da Venezuela, cujo governo nada tem feito para mudar a situação precária em que se encontra o país, tornando o crescente êxodo de seus habitantes insustentável para os países vizinhos.
Em que pese à a necessidade de acolher de forma digna e humanitária os imigrantes que buscam melhores condições de vida, o Brasil tem revelado nos últimos meses insuficiência de infraestrutura e de recursos financeiros para garantir segurança e qualidade de vida tanto para os imigrantes, como para os brasileiros que passaram a conviver com essa realidade.
O Brasil deve assegurar a entrada pacífica e digna tantos dos imigrantes venezuelanos, como de quaisquer outros imigrantes que necessitem garantir a sua própria subsistência e de sua família, como forma de respeito e proteção aos direitos humanos. A fim de efetivar esses direitos, no entanto, o país tem pela frente o desafio de distribuir corretamente esses estrangeiros no território nacional e dar a eles a assistência social necessária, a fim de evitar o aumento da desigualdade social e a xenofobia.
Comentário geral
O texto é muito bom, apresentando problemas mais graves apenas em termos de conteúdo, o que não chega a prejudicar o todo. O autor tem potencial para obter melhor desempenho, prestando mais atenção à argumentação, que se revelou seu ponto fraco.
Competências
• 1) O texto é exemplar no que se refere à linguagem: revela domínio da escrita e da modalidade formal da língua portuguesa, apresentando um único erro no uso do acento grave (crase).
• 2) No que se refere à compreensão do tema, o autor o aborda parcialmente, uma vez que desconsidera o Pacto Global sobre Migração e a saída do Brasil desse mesmo acordo. Esse é o fato gerador da proposta de redação.
• 3) É uma pena, mas o texto fica no limite entre a dissertação expositiva (os dois primeiros parágrafos) e a argumentativa (os dois últimos). O argumento da falta de recursos do Brasil para receber os imigrantes foi pouco desenvolvido e isso deveria ser o ponto central da dissertação.
• 4) O texto merece a pontuação máxima aqui, pois sem dúvida o aluno soube criar uma dissertação coesa e coerente.
• 5) A proposta de solução, ainda que coerente, não corresponde ao obstáculo da falta de recursos, apresentada como principal obstáculo para o Brasil receber os imigrantes. A simples distribuição territorial não resolveria a falta de recursos e, se não há os devidos recursos, como o país poderia prestar a devida assistência social aos imigrantes?
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.