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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Janeiro/2019 O Brasil e os imigrantes no mundo contemporâneo

Redação corrigida 880

Desafios de um país em desenvolvimento no contexto migratório contemporâneo

Inconsistente Erro Correção

A imigração, que sempre fez parte da história e da formação dos povos, tem se tornado um problema de difícil solução. Tanto os países desenvolvidos, como os países em desenvolvimento, como o Brasil, têm encontrado diversos obstáculos na tentativa de normalizar os fluxos migratórios, cada vez mais frequentes e preocupantes.

Muitos são os motivos que levam milhões de pessoas ao redor do mundo a deixar seu país de origem, dentre os quais se destacam as crises econômicas, sociais e políticas, a exemplo da Venezuela, cujo governo nada tem feito para mudar a situação precária em que se encontra o país, tornando o crescente êxodo de seus habitantes insustentável para os países vizinhos.

Em que pese à a necessidade de acolher de forma digna e humanitária os imigrantes que buscam melhores condições de vida, o Brasil tem revelado nos últimos meses insuficiência de infraestrutura e de recursos financeiros para garantir segurança e qualidade de vida tanto para os imigrantes, como para os brasileiros que passaram a conviver com essa realidade.

O Brasil deve assegurar a entrada pacífica e digna tantos dos imigrantes venezuelanos, como de quaisquer outros imigrantes que necessitem garantir a sua própria subsistência e de sua família, como forma de respeito e proteção aos direitos humanos. A fim de efetivar esses direitos, no entanto, o país tem pela frente o desafio de distribuir corretamente esses estrangeiros no território nacional e dar a eles a assistência social necessária, a fim de evitar o aumento da desigualdade social e a xenofobia.

Comentário geral

O texto é muito bom, apresentando problemas mais graves apenas em termos de conteúdo, o que não chega a prejudicar o todo. O autor tem potencial para obter melhor desempenho, prestando mais atenção à argumentação, que se revelou seu ponto fraco.

Competências

• 1) O texto é exemplar no que se refere à linguagem: revela domínio da escrita e da modalidade formal da língua portuguesa, apresentando um único erro no uso do acento grave (crase).

• 2) No que se refere à compreensão do tema, o autor o aborda parcialmente, uma vez que desconsidera o Pacto Global sobre Migração e a saída do Brasil desse mesmo acordo. Esse é o fato gerador da proposta de redação.

• 3) É uma pena, mas o texto fica no limite entre a dissertação expositiva (os dois primeiros parágrafos) e a argumentativa (os dois últimos). O argumento da falta de recursos do Brasil para receber os imigrantes foi pouco desenvolvido e isso deveria ser o ponto central da dissertação.

• 4) O texto merece a pontuação máxima aqui, pois sem dúvida o aluno soube criar uma dissertação coesa e coerente.

• 5) A proposta de solução, ainda que coerente, não corresponde ao obstáculo da falta de recursos, apresentada como principal obstáculo para o Brasil receber os imigrantes. A simples distribuição territorial não resolveria a falta de recursos e, se não há os devidos recursos, como o país poderia prestar a devida assistência social aos imigrantes?

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 200
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 160
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 160
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 200
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 160
Nota final 880

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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