Topo

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Janeiro/2019 O Brasil e os imigrantes no mundo contemporâneo

Redação corrigida 560

Desafios na imigração de refugiados

Inconsistente Erro Correção

A imigração de refugiado tem sido um dos maiores desafios das nações. Este transpassa a questão humanitária e vai de encontro a à soberania de muitos países. Não diferente, O Igualmente, o Brasil enfrenta, como os demais demais, situação parecida. Nos últimos anos uma grande quantidade de refugiados têm transpassada tem transpassado a fronteira do país forçando o poder público a tomar medidas que garantam a integridade da soberania nacional e que esteja em consonância aos direitos humanos.

Várias nações do mundo estão passando por percalços, seja por sejam guerras, crises econômicas, conflitos internos, regimes ditatoriais... Fato que Isso faz surgir refugiados que vislumbram nos países mais próximos a salva guarda salvaguarda para manterem a integridade. O que para estes eles é um alento, para o país em que vão se refugiam refugiar se torna um problema. Que muitas vezes um problema que, muitas vezes, não está relacionado diretamente a um sentimento xenófobo, mas sim por a uma questão social. No caso do Brasil, os refugiados da nossa nação adjacente se abrigaram em uma cidade de um estado da federação Federação que tem grande dificuldade para cuidar até mesmo dos nativos. Causando nativos, causando um verdadeiro caos. O que Isso fez aumentar ainda mais o sofrimento de quem já está em uma situação extrema.

Destarte que Portanto, não basta o mero acolhimento, deve-se socorrer e fomentar uma nova expectativa de vida nestas nessas pessoas que estão distantes do país de origem. O que Isso tende a demandar tempo e recursos. No caso brasileiro brasileiro, é um dispêndio a mais em um país que está em busca de reduzir despesas. Salientando que se faz necessário uma previa prévia triagem para evitar que pessoas criminosas e mal-intencionadas venham fazer da nação um local para praticas criminosa práticas criminosas e potencialize a violência.

Desprende Depreende-se que o maior desafio no trato com os imigrantes está em conciliar a soberana força nacional de proteção com a aplicação de direitos humanos. É impensável deixar de ajudar o semelhante em apuros. Efetivar esse apoio sem prejudicar os demais é tarefa que requer recursos e planejamentos. O que aos poucos o país vai se consolidando.

Competências

• 1) Desde o título, o autor incorre em deslizes linguísticos e erros gramaticais. Não se fala em “imigração de refugiados”, pois essa é uma expressão redundante. Em seguida, no primeiro parágrafo, a expressão se repete com o agravante de “refugiado” estar no singular, quando se sabe que são muitos os refugiados. O uso inadequado do singular também ocorre quando o autor fala em “fronteira” e, igualmente, há outras inadequações de linguagem na referência à Venezuela como “nossa nação adjacente”, ou na oração subordinada reduzida de gerúndio (iniciada por “Salientando”), que não tem oração principal. Há também outro problema sintático na última frase da redação.

• 2) Não há dúvida quanto ao autor ter entendido o tema e a problemática que lhe é subjacente, mas, aparentemente, por falta de conhecimentos específicos sobre ele, o autor o aborda de uma maneira muito genérica, chegando a mencionar “um estado da Federação” (qual?) que está com problemas com imigrantes venezuelanos, sem mostrar ter conhecimento de que esses imigrantes já estão sendo redistribuídos pelo Brasil (como mostra a foto que ilustra a proposta de redação). De positivo, o autor desenvolve suas reflexões de modo dissertativo-argumentativo.

• 3) Os fatos e argumentos apresentados são genéricos demais, deixando claro que o autor não conhece os problemas específicos da imigração na atualidade, nem o Pacto Global sobre a questão. De qualquer modo, ele consegue um desempenho razoável dentro dos limites de seu desconhecimento da realidade atual.

• 4) De fato, o autor consegue usar de modo satisfatório os recursos linguísticos que dão coesão ao texto.

• 5) Ainda que não aponte uma intervenção para resolver o problema, o autor soube equacioná-lo no último parágrafo, pelo menos delineando o que seria necessário levar em conta para se chegar a uma solução.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 120
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 80
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 120
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 120
Nota final 560

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.