Desastre Ambiental

NOTA 2,5

O rompimento da Barragem de barragem da Samarco em Minas Gerais é um dos maiores preocupantes desastre ambiental que houvera mais preocupantes desastres ambientais ocorridos no Brasil. A negligência ao comprometimento com com a vida humana e a do o meio ambiente foi um dos fatores que proporcionaram o rompimento da barragem e a queda avalanche da lama tóxica.

O desastre citado Esse desastre poderia ter sido evitado, desde que tivessem tomadas medidas preventivas tecnicamente se tivessem tomado as devidas medidas preventivas. No ato da irresponsabilidade da fiscalização dos setores técnicos, governamentais e administrativos que acompanhava acompanhavam a mineradora é que houve o rompimento da barragem.

Por esse ato de negligência negligência, hoje temos o maior desastre já acontecido no Brasil. A lama que atingiu o rio doce tem uma grande composição química poluidora Doce é muito poluente, pois aonde ela alcança provoca pois, onde chegou, ela provocou a morte dos seres vivos. Por mais que o governo tenha agido, é pouco, pois pois, assim como um rio e outros seres morreu morreram está ameaçado ameaçada a vida no oceano oceano que é um dos caminhos a seguir da lama.

O poder político tem que investir em algum tipo de barreira que dividam divida o rio e freie o avanço da lama tóxica para evitar o desastre em outras áreas do nosso Brasil. Um plano de reciclagem anualmente seria fundamental para os responsáveis técnicos exercer a função com responsabilidade.

Comentário geral

Texto muito fraco, escrito numa linguagem precária e distante da norma culta. Infelizmente, em termos de conteúdo, o texto não é melhor, pois seus parágrafos são uma repetição de uma mesma ideia: a de que a negligência da mineradora e do Governo. Até a sugestão de intervenção do parágrafo final é ingênua e desatualizada: a lama já chegou ao Atlântico.

Aspectos pontuais

1) Segundo parágrafo: a frase em vermelho quer dizer simplesmente o seguinte: a falta de fiscalização provocou o rompimento da barragem. Certamente, esse é um dos elementos importantes do problema, mas não o único. No entanto, o autor já havia citado esse ponto no parágrafo anterior e continuará a citá-lo, com outras palavras, nos seguintes. Ou seja, seu raciocínio não evolui para formar uma dissertação.

2) Terceiro parágrafo: a) a redundância não se limita a apresentar a negligência como causa do desastre, mas em repetir que se trata do maior desastre ambiental da história do Brasil. b) A frase final, mais do que informal, é agramatical. Não respeita as normas da gramática, além de repetir as mesmas ideias já apontadas.

3) Quarto parágrafo: Além de muito mal escrito, oferece uma sugestão ingênua e já ultrapassada pela realidade. Mal se entende o que o autor quer dizer com um plano de reciclagem e como isso aumentaria a responsabilidade dos fiscais. Ele está falando em uma reciclagem dos profissionais ou das ações para recuperar as áreas atingidas pela catástrofe?

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 0,5
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0,5
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,5
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,5
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,5
Nota final 2,5
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos