REDAÇÕES CORRIGIDAS - Outubro/2015 O sucesso vem da escola ou do esforço individual?
Determinação: A chave de tudo
No Brasil, vários estudantes questionam ou até mesmo reclamam da educação em escolas públicas. Uma dessas insatisfações é pelo o fato de não conseguir ingressar no ensino superior.
Não devemos deixar de ressaltar que realmente que, realmente, nosso país apresenta imensa dificuldade quando no que se refere a à educação. Dados estatísticos demonstram que ao menos um a cada cinco estudantes do terceiro ano do fundamental não apresentam apresenta requisitos mínimos de alfabetização requisitos mínimos em leitura, escrita e matemática.
Diante desse panorama panorama, ainda encontramos casos de sucesso e superação, como por exemplo, o estudante Ismael do Nascimento Silva Silva, que é filho de um pedreiro e de uma catadora de castanhas, e apesar desses obstáculos conseguiu se formar em direito no Piauí. Outro caso ocorreu com o detento Venilton Leonardo Vinci que se formou em pedagogia e já pensa em realizar uma pós graduação pós-graduação.
Verificamos que independente que, independentemente de circunstâncias e obstáculos que a vida nos proporciona , seja ele se o indivíduo estuda numa escola privada ou pública, ou se o mesmo é pobre ou rico nos apresenta, estudemos numa escola pública ou privada, sejamos pobres ou ricos, se tivermos determinação e esforço independente independentemente do que tivermos que enfrentar, sem dúvidas alcançaremos um grande êxito educacional como ocorreu com Ismael e Venilton.
Comentário geral
Texto regular, que poderia melhorar, se o aluno lhe desse uma estrutura mais coesa e desenvolvesse um pouco mais a sua argumentação. Basicamente, ele diz que a presença de exceções à regra (Ismael e Venilton) garante que o sucesso depende somente do esforço individual. Ora, como raciocínio, isso é uma constatação simplista. Some-se a esse simplismo, que pode ser somente um sinal de imaturidade, aos problemas estruturais e aos erros e é impossível atribuir uma nota acima de 4,0 ao texto. Os comentários a seguir reiteram essa avaliação.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: podia ser eliminado sem trazer prejuízo à redação, pois não está diretamente relacionado ao tema, uma vez que trata da insatisfação dos estudante. Além disso, o parágrafo seguinte é que constitui propriamente a introdução da dissertação.
2) Segundo parágrafo: O início em vermelho é um cacoete ou muleta verbal. A declaração que o aluno quer fazer se limita a: Realmente, nosso país apresenta imensa dificuldade no que se refere à educação.
3) Terceiro parágrafo: involuntariamente, ao usar o pronome desses, o autor diz que os obstáculos na vida de Ismael são seus próprios pais, o que é um lapso. Os pais não foram obstáculos. Ao contrário, as adversidades que Ismael venceu foram as condições de vida difícil enfrentadas pelos pobres de um modo geral. Essas dificuldades não o impediram de estudar.
4) Quarto parágrafo: a) Verificamos que é mais uma muleta que nada acreescenta à declaração. b) A repetição de tivermos é outro cacoete linguístico que sobressai num parágrafo que já tem trechos muito confusos, especialmente o trecho mais longo corrigido em verde.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
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