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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Outubro/2015 O sucesso vem da escola ou do esforço individual?

Redação corrigida 400

Determinação: A chave de tudo

Inconsistente Erro Correção

No Brasil, vários estudantes questionam ou até mesmo reclamam da educação em escolas públicas. Uma dessas insatisfações é pelo o fato de não conseguir ingressar no ensino superior.

Não devemos deixar de ressaltar que
realmente que, realmente, nosso país apresenta imensa dificuldade quando no que se refere a à educação. Dados estatísticos demonstram que ao menos um a cada cinco estudantes do terceiro ano do fundamental não apresentam apresenta requisitos mínimos de alfabetização requisitos mínimos em leitura, escrita e matemática.

Diante desse panorama panorama, ainda encontramos casos de sucesso e superação, como por exemplo, o estudante Ismael do Nascimento Silva Silva, que é filho de um pedreiro e de uma catadora de castanhas, e apesar desses obstáculos conseguiu se formar em direito no Piauí. Outro caso ocorreu com o detento Venilton Leonardo Vinci que se formou em pedagogia e já pensa em realizar uma pós graduação pós-graduação.

Verificamos que independente que, independentemente de circunstâncias e obstáculos que a vida nos proporciona , seja ele se o indivíduo estuda numa escola privada ou pública, ou se o mesmo é pobre ou rico nos apresenta, estudemos numa escola pública ou privada, sejamos pobres ou ricos, se tivermos determinação e esforço independente independentemente do que tivermos que enfrentar, sem dúvidas alcançaremos um grande êxito educacional como ocorreu com Ismael e Venilton.

Comentário geral

Texto regular, que poderia melhorar, se o aluno lhe desse uma estrutura mais coesa e desenvolvesse um pouco mais a sua argumentação. Basicamente, ele diz que a presença de exceções à regra (Ismael e Venilton) garante que o sucesso depende somente do esforço individual. Ora, como raciocínio, isso é uma constatação simplista. Some-se a esse simplismo, que pode ser somente um sinal de imaturidade, aos problemas estruturais e aos erros e é impossível atribuir uma nota acima de 4,0 ao texto. Os comentários a seguir reiteram essa avaliação.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: podia ser eliminado sem trazer prejuízo à redação, pois não está diretamente relacionado ao tema, uma vez que trata da insatisfação dos estudante. Além disso, o parágrafo seguinte é que constitui propriamente a introdução da dissertação.

2) Segundo parágrafo: O início em vermelho é um cacoete ou muleta verbal. A declaração que o aluno quer fazer se limita a: Realmente, nosso país apresenta imensa dificuldade no que se refere à educação.

3) Terceiro parágrafo: involuntariamente, ao usar o pronome desses, o autor diz que os obstáculos na vida de Ismael são seus próprios pais, o que é um lapso. Os pais não foram obstáculos. Ao contrário, as adversidades que Ismael venceu foram as condições de vida difícil enfrentadas pelos pobres de um modo geral. Essas dificuldades não o impediram de estudar.

4) Quarto parágrafo: a) Verificamos que é mais uma muleta que nada acreescenta à declaração. b) A repetição de tivermos é outro cacoete linguístico que sobressai num parágrafo que já tem trechos muito confusos, especialmente o trecho mais longo corrigido em verde.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 100
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 100
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 100
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 50
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 50
Nota final 400

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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