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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Março/2016 Carta-convite: discutir discriminação na escola

Redação corrigida 750

Dia 3 de março de 2016

Erro Alteração Correção

Prezados alunos, pais, professores, funcionários e gestores,

Estaremos realizando às 19 horas, no dia 20 de maio de 2016, No dia 20 de maio de 2016, às 19 horas, vamos realizar, na Escola Júlio*, uma reunião a respeito da discriminação sexual. E temos o prazer de convocá-los para comparecerem Por meio desta, temos o prazer de convidá-los a comparecer ao encontro, uma vez que este possibilitará diálogos essenciais para a construção de cidadãos mais humanos.

Este debate trará pontos importantes sobre tem como tema a intolerância sexual e cultural, haja vista que ambas estão intrinsecamente ligadas. E, com o objetivo de enriquecer mais o discurso debate, serão expostos diversos dados, informações e vídeos sobre essa temática que, ainda, trás diversas polêmicas que ainda é muito polêmica. Apesar das divergências dos pontos de vistas existentes, as perspectivas apresentadas na reunião sempre levarão em consideração a Declaração de Direitos Humanos da ONU - Organização das Nações Unidas.

Ainda, será avaliado Ainda serão avaliados os possíveis danos que os atos preconceituosos podem causar às vítimas. Com isso, colocaremos em pauta a reflexão sobre a humilhação advinda da homofobia. De acordo com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos, mais de 300 pessoas ligaram para o disque 100 para denunciar casos de homofobia, número alto, que nos mostra a triste realidade brasileira.

Dessa forma, discutiremos as causas e as possíveis soluções que poderão ser tomadas para amenizar casos de intolerância ao nosso redor. Haja vista redor, haja vista que pequenos atos podem, sim, gerar grandes mudanças. E para a realização de um debate mais produtivo contamos com a presença dos senhores!

Atenciosamente,

Alunos do Colégio Júlio

* O Colégio Júlio não existe, foi um exemplo criado para a dissertação.

Comentário geral

Texto bom. Antes de mais nada, mostra que o aluno entendeu a proposta e o gênero de texto que ela lhe pedia. Além disso, percebeu que, apesar de se tratar de uma carta-convite, era necessário argumentar para defender a suposta reunião a que a carta convida. É certo que os argumentos não estão construídos com o rigor necessário e que o autor se perde um pouco na argumentação, bem como incorre em muitos problemas com a linguagem, que vão de erros gramaticais a distrações. Vale notar, por sinal, a discrepância dos nomes da escola, que primeiramente é chamada de Escola Júlio, no começo do texto, e depois se torna Colégio Júlio. Mesmo assim, é um texto acima da média, principalmente quando se considera que, em parte significativa das redações sorteadas para correção neste mês, são poucas as redações que se enquadraram no gênero carta.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: encerra-se com uma declaração exagerada, garantindo que os diálogos travados na reunião são essenciais para a construção de seres humanos melhores. Construir seres humanos melhores é um objetivo amplo demais e não é uma simples reunião escolar que vai atingi-lo. O propósito da reunião deveria ser a discussão da homofobia na escola com o intuito de preveni-la.

2) Segundo parágrafo: a) o aluno abusa do verbo trazer, quando podia recorrer a outros verbos de significado equivalente. b) Quando fala em perspectivas apresentadas, a impressão que fica é de algo no passado. Melhor dizer: as perspectivas a serem apresentadas. c) Todos os que falarem na reunião terão como base a declaração da ONU? Talvez o autor quisesse dizer que a reunião tem como fundamento o respeito aos direitos humanos assim como estão descritos na Declaração da ONU.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 150
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 200
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 100
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 150
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 150
Nota final 750

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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