Direito à Arte

NOTA 7,5

Segundo o dicionário de língua portuguesa Aurélio, arte é a aptidão inata para aplicar conhecimentos, usando talento ou habilidade, na demonstração de uma ideia ou pensamento. Assim como não há limites para as ideias, não há limites para a liberdade de expressão artística.

Desde os primórdios da humanidade, a arte se faz fez presente. Atualmente, a mesma ela já não é mais tão celebrada, mas o significado dela seu significado continua o mesmo. Ela não pode ser vista apenas como uma forma de expressão, mas como um ato de rebeldia.

Em setembro de 2017, a exposição Queermuseu foi alvo de muitas críticas por seu conteúdo supostamente impróprio. A intenção da mostra era representar as dificuldades sofridas pela comunidade LGBTQ diariamente, mas foi acusada de ser um atentado à moralidade. As imagens foram divulgadas de forma equívoca e espalharam meias verdades, resultando, em sua maior parte, em preconceitos disfarçados de opiniões.

Por fim, a arte arte, em sua essência essência, tem um significado diferente para cada pessoa e depende da capacidade de interpretação e senso de moralidade do indivíduo para ser definido definida ou não como imprópria. Sendo assim, a arte tem direito ao questionamento e a à polêmica que gira em torno disso pode ser amenizada com um pouco mais de interpretação e bom senso por parte do público.

Comentário geral

Texto bom, especialmente sob o ponto de vista da linguagem, pois o autor sabe se expressar com clareza e não comete erros gramaticais que prejudiquem a comunicação. Os maiores problemas são de conteúdo. Em primeiro lugar, os três primeiros parágrafos compõem uma dissertação de caráter expositivo, em vez de demonstrativo, e, desse modo, não são argumentos que permitam chegar à conclusão do autor, o que torna o último parágrafo exclusivamente opinativo. Em segundo lugar, há problemas na exposição, pois os fatos expostos não correspondem exatamente à realidade.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: Basta ir ao referido dicionário para ver que a palavra arte tem vários outros sentidos e não só o que afirma o autor da redação. Note-se que por ser um termo com vários sentidos, ela pode designar tanto a aptidão e a atividade do artista, quanto a obra de arte (musical, plástica, literária, etc.).

2) Segundo parágrafo: a) não ser mais tão celebrada implica uma comparação. Quando a arte foi mais celebrada? O autor não diz, mas não importa, pois a afirmação embute um equívoco maior: certas artes já não têm o papel social que tiveram, outras, no entanto, vivem seu apogeu no mundo contemporâneo: o cinema, a música popular, a fotografia. b) A arte pode ser rebelde, mas não é essa característica que define a arte, principalmente quando se pensa na arte desde os primórdios da humanidade (essa última expressão, em negrito, usada pelo autor da redação, é um lugar-comum).

3) Terceiro parágrafo: o autor expõe mal o que, de fato, aconteceu em relação à exposição. Não foi a divulgação das obras fora de contexto o que provocou a reação popular. É só conferir nas notícias da época.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,5
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 1,5
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 1,5
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 1,5
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 1,5
Nota final 7,5
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos