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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Setembro/2018 Direitos humanos: em defesa de quem?

Redação corrigida 650

Direitos Humanos em Defesa de Seres Humanos

Inconsistente Erro Correção

Ao se pensar a respeito dos direitos humanos, é preciso considerar que esses direitos são essenciais para a garantia de uma sociedade digna, justa e imparcial na defesa dos mais diversos criminosos. Entretanto, não são apenas os criminosos que necessitam da tutela desses direitos.

O primeiro fator ponto importante a ser considerado é que o Brasil é signatário de tratados internacionais de direitos humanos, ou seja, qualquer pessoa que comete crime no país tem seus direitos e garantias fundamentais, como por exemplo a dignidade da pessoa humana e o devido processo legal, assegurados por esses tratados.

O segundo fator ponto relevante a ser discutido, o que não é costumeiro no país, é sobre os direitos humanos das vítimas desses crimes. Não se pode garantir apenas a proteção dos direitos dos criminosos, tem que se proteger também os direitos das vitimas vítimas e seus familiares, principalmente porque são estes esses os mais prejudicados com esses fatos.

Pode-se concluir com isso que os direitos humanos têm um papel fundamental na garantia dos direitos essenciais, básicos do indivíduo, de todos os indivíduos, ou seja, precisa-se proteger quem de fato necessite da tutela do Estado, independente independentemente de ser criminoso, vítima ou familiar, pois todos são seres humanos.

Comentário geral

Texto razoável. O autor sabe expor suas ideias e tem noção de como deve ser um texto dissertativo. Os argumentos são um pouco superficiais e genéricos, mas nem por isso deixam de ser válidos. No entanto, há uma quantidade significativa de problemas, tanto de linguagem quanto de conteúdo.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: o autor se expressa mal, usando uma lógica invertida. Os direitos humanos não foram estabelecidos tendo em vista os criminosos, mas a humanidade de um modo geral, inclusive os criminosos.

2) Segundo parágrafo: os tratados internacionais são secundários em relação à legislação do país. É a lei que tem força para garantir direitos.

3) Terceiro parágrafo: o uso do verbo “ter” no lugar de “haver” é essencialmente coloquial e informal. O texto todo, por sinal, está no limite do que pode ser considerado uma linguagem formal.

4) Quarto parágrafo: a) direitos não garantem direitos. Os direitos humanos são justamente os direitos essenciais do ser humano. O autor incorreu numa tautologia. b) Os direitos humanos não se referem exclusivamente a quem precisa da tutela do Estado, como o próprio autor já havia dito.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 150
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 150
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 100
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 150
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 100
Nota final 650

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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